A vulnerabilidade do Flash Player, divulgada recentemente, põe em pauta uma discussão à cerca da real necessidade do uso do Flash Player nos navegadores web atualmente – principalmente para usuários Linux. Sabe-se que há algum tempo a Adobe descontinuou o Flash Player para o Linux – porém manteve atualizações de segurança – e que o Google Chrome vem embutido por padrão com ele; auxiliando questões de atualizações em separado, por exemplo ( “eu atualizo o browser, mas não atualizo o Flash” :/ ). Sendo assim, divulgo alguns procedimentos que devem ser feitos para você que deseja remover de vez o plugin do Flash e procurar alternativas ou deseja mantê-lo sempre atualizado; para evitar problemas futuros.
Contextualizando
A realidade do plugin do Flash no Linux se encontra na seguinte situação: “para as versões do Flash Player após a 11.2 (utilizadas atualmente – JUL/2015) o Flash Player Plugin para navegadores em sistemas Linux estará disponível apenas através da API “Pepper” como parte da distribuição do navegador Google Chrome, e deixará de estar disponível para download direto na Adobe. Nós continuaremos a oferecer atualizações de segurança para os plugins não-Pepper até 5 anos após o respectivo lançamento. ”
Em outras palavras, você que usa o Firefox (ou outro browser) está numa situação desconfortável; pois não existirão mais versões após a 11.2 disponíveis para download – somente através do uso do navegador Chrome que utiliza a API “Pepper”, porque mantém a atualização do browser embutida com do plugin flash.
Quero removê-lo de vez e procurar alternativas
Em distros baseados no Debian/Ubuntu, execute no terminal:
# sudo dpkg --remove flashplugin-installer Removing flashplugin-installer (11.2.202.481ubuntu0.14.04.1) ...
Em distros baseadas no RedHat, execute no terminal:
# rpm -e flash-plugin
Como alternativa ao Flash Player, deixo como sugestão o FreshPlayer.
Para instalá-lo em distros baseados no Ubuntu; execute no terminal (1 comando por vez):
# sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 # sudo apt-get update # sudo apt-get install pepperflashplugin-nonfree freshplayerplugin
Para instalá-lo no Fedora; execute no terminal (1 comando por vez):
# su # dnf -y install wget # wget -P /etc/yum.repos.d/ https://raw.github.com/kuboosoft/postinstallerf/master/postinstallerf.repo # dnf -y install freshplayerplugin
Para instalá-lo no ArchLinux; execute no terminal (1 comando por vez):
# sudo yaourt -S freshplayerplugin-git
Pronto!! Reinicie o Firefox:
Quero manter o plugin do Flash
Como dito anteriormente, depois do anúncio da Adobe que descontinuou o Flash Player para Linux, somente o Google Chrome manteve suporte garantido ao Flash no Linux; por conta da API “Pepper”.
Sendo assim, é recomendado que você sempre mantenha seu browser atualizado; pois ao fazer isso o plugin do flash também sofrerá atualizações. Para manter atualizado seu navegador Chrome, execute (tradicionalmente) comandos de update e upgrade da sua distribuição.
Ps.: para consultar a versão atual do plugin do flash no Chrome, digite no endereço de URL: chrome://plugins/. Atualmente (14-07-2015), a versão mais segura é a: 18.0.0.209 . Caso não seja essa a sua, atualize seu sistema imediatamente!!
Mas ainda estou em duvida: vale mesmo manter o adobe em meu ubuntu? Quanto ao uso de navegador pouco me importa, me importa é a minha seguranca online!
Não vale… remova-o e instale alternativas, como o FreshPlayer – caso precise do plugin flash. Caso contrário, aplicações como a YouTuBe rodam diretamente pelo HTML5
Ai no caso o yb seria o unico site utilizavel do adobe? Teria outro site que necessite dele? Se nao eu ja excluo e ja evito dores de cabeca futuras
Remova o plugin do flash de vez!
Leia a seção: “Quero removê-lo de vez e procurar alternativas” e não tenha dor de cabeça o/
Muito obrigado!! Como iniciante no mundo linux só tenho a agradecer voce e o site!
Linux e a eterna birra da adobe para fazer um plugin flash “decente” pra gente… Lembro que usava o ndiswrapper pra colocar o 32 camuflado no 64 bits, eheh. Vou retirá-lo de meu ARCH e aderir ao “Fresh”. Vlw.
Por que esse jogo online que roda via browser, roda normal no flash do windows, e não no linux? http://www2.rasterwerks.com/game/phosphor/beta2.asp
Obrigado pela informação, mas quando fui instalar o Freshplayer disse que o pacote peerflashplugin-nonfree não está disponível: “E: O pacote ‘pepperflashplugin-nonfree’ não tem candidato para instalação”. O que faço, pois agora já matei o flash!
Segui o tutorial de instalação do FreshPlayer, mas apesar de ter instalado o plugin aqui no Xubuntu, os vídeos em flash não abrem no mooliza, o que será que pode ser?
Muito obrigado Ricardo, já tava de cabelo em pé aqui, porque além de aparecerem avisos a cada video que abria ainda tinha problemas com travamentos! Agora rodando liso!
Sei que a matéria é de julho mas gostaria de fazer uma ressalva. No caso do Arch Linux, em qualquer tipo de utilização do YAOURT, nunca use o ‘sudo’ (e muito menos o ‘su’). É extremamente recomendável que se utilize o comando como usuário normal sem o ‘sudo’. Fica a dica!