O Asterisk é um PBX VoIP que permite fazer ligações de voz via rede IP; pode integrar-se com a telefonia convencional. Esse tutorial tem como finalidade fundamentar o serviço LDAP (noções e conceitos básicos) e exemplificar sua aplicabilidade mostrando uma configuração de integração com o Asterisk; utilizando uma base de dados LDAP.
O vídeo tutorial descreve detalhadamente a instalação do OpenLdap e a integração do Asterisk 13.x. Supondo que a instalação do servidor voip já está realizada, o autor do vídeo detalha quais parâmetros, do LDAP, são necessários alterar para integrar com o Asterisk.
Configuração do Asterisk
Tendo como base que o LDAP e o Asterisk está configurado, nessa seção serão modificados os principais arquivos do Asterisk: sip.conf, extensios.conf, extconfig.conf e o res_ldap.conf. Todos são encontrados no diretório /etc/asterisk.
Arquivo sip.conf
A principal alteração nesse arquivo é o acréscimo dessa linha:
Essa linha habilita o Real Time do Asterisk. Isso permite ao servidor fazer chamadas aos pares bastando olhar nas informações armazenadas na memória.
Arquivo extconfig.conf
Para ativar o acesso as informações externas é necessário modificar esse arquivo. Como no exemplo:
Através dessa configuração informamos ao Asterisk que os usuários SIP estarão localizados no diretório LDAP (DN = dominio.com), nas OU sipusers e sippeers.
Arquivo res_ldap.conf
Esse arquivo é de fundamental importância, pois nele é feita a conexão entre os serviços e o mapeamento das variáveis do Asterisk com os atributos do LDAP. As principais linhas são:
No mapeamento deverá ser alterado, onde lê-se:
Troca-se por:
Arquivo extensions.conf
As configurações desse arquivo permanecem iguais, mantendo as regras do Plano de Discagem (Dial Plan).
Parabéns pelo tutorial! Muito bem explicado e instrutivo.