O protocolo SSH permite conexão de acesso remoto a máquinas Linux. Na maioria das vezes é uma conexão através da linha de comando, sem ambiente gráfico envolvido.
Entretanto, é possível usar aplicações gráficas através do X 11. Isto significa que você pode executar aplicativos em ambiente gráfico que estão em servidores remotos e receber elementos gráficos na área de trabalho local, da mesma forma como se estivesse executando um aplicativo localmente.
Em situações não muito comuns (já que a maioria é feita pela CLI), você poderá precisar desse recurso; então, saiba como executar aplicações gráficas remotamente através de uma conexão SSH.
Esse recurso é disponível no protocolo SSH, contudo não é muito comum usá-lo; pois não é a melhor opção para isso. Entretanto, as vezes precisamos de soluções como essa 😉
Requerimentos
- O cliente e o servidor devem estar executando servidores X 11
- O cliente e o servidor devem ter um servidor e um cliente SSH instalado e configurado nas máquinas, respectivamente
Ambiente
Servidor
Sistema: Debian 7
Endereço IP: 192.168.1.1
Usuário: server_linux10complica
Cliente
Sistema: Ubuntu 14.04
Mão na massa
Saiba como acessar uma máquina Ubuntu em conexão remota
Saiba como realizar backup incremental usando a ferramenta rsync via ssh
Primeiramente, é preciso fazer a configuração no servidor. Para executar aplicações remotas sobre o X 11 você precisa configurar o servidor modificando o arquivo de configuração de SSH, adicionando ou descomentando as seguintes linhas:
Depois, reiniciando o serviço:
Por fim, no cliente, para utilizar este recurso via SSH, execute:
Onde,
Agora, com acesso remoto ao servidor (via linha de comando) execute qualquer aplicativo/programa que esteja funcionando no servidor; por exemplo: Gedit.
Via | PortalLinux
Então não é possível executar todo o ambiente desktop como o RDP do Windows?
Com essas técnicas não… Existem outras ferramentas para isso, bem como: o VNC Server.