Projetada para ser uma distribuição híbrida, que usa a base do SUSE Linux Enterprise – SLE (versão comercial e com suporte técnico da SUSE), a segunda grande atualização do openSUSE Leap 42 está disponível oficialmente depois de ficar em desenvolvimento nos últimos seis meses. Hoje, 16 de novembro de 2016, o openSUSE Leap 42.2 é oficialmente liberado para computadores pessoais.
openSUSE Leap 42
O Leap (“salto”) é uma distribuição híbrida, distribuída gratuitamente, que usa a base do SUSE Linux Enterprise – SLE (versão comercial e com suporte técnico do SUSE). Por ter como base uma distribuição empresarial (SLE, no caso), a estabilidade do sistema aumenta significativamente; chegando a ser difícil encontrar outra distro Linux que possa “competir” nesse quesito. Em resumo, o openSUSE Leap uni o desenvolvimento com a comunidade openSUSE e a base de pacotes do SLE – no passado, o desenvolvimento do SLE e do openSUSE era separado 😉
Assim, o Leap pôs fim ao o ciclo 13.x (13.1 e 13.2), onde as versões 13.1 possuem suporte até Nov/2016 (Evergreen – suporte estendido) e a 13.2 até JAN/2017. Por curiosidade, a estratégia de nomenclatura é SLE 12 + 30 = openSUSE 42 Leap 😉 via fonte
A primeira versão do Leap 42 (a 42.1) foi divulgada em novembro de 2015 e a seis meses estava sendo desenvolvida a versão 42.2. Com o lançamento do openSUSE Leap 42.2, conforme portal oficial do Leap, o Leap terá lançamentos em tempos menores e espera-se que os usuários atualizem para a versão mais recente dentro de no máximo 6 meses depois da divulgação de nova versão.
Estima-se que o suporte de cada versão será mantido da seguinte maneira:
- Leap 42.1 – até 6 meses depois da 42.2 (segundo trimestre de 2017)
- Leap 42.2 – até 6 meses depois da 42.3 (segundo trimestre de 2018)
Por fim, o objetivo da comunidade openSUSE é fornecer uma opção mais estável para seus usuários. Ao basear o openSUSE Leap ao SLE (SUSE Linux Enterprise), o núcleo do Leap será mantido pelos engenheiros da SUSE. Isso significa que receberão correções e atualizações de segurança do SLE. O OpenSUSE Leap também irá complementar melhor o Tumbleweed. Pois, o openSUSE Tumbleweed é ideal para aqueles que querem um software mais recente.
Saiba tudo sobre as características e novidades divulgadas no Opensuse – Leap e Tumbleweed
Por que resolvi trocar o Ubuntu LTS pelo OpenSUSE Tumbleweed?
7 bons motivos para você começar a usar o OpenSUSE
Novidades
Para esta versão, o openSUSE Leap vem com o kernel da série Linux 4.4 LTS (suporte prolongado), fornecendo aos usuários uma plataforma mais segura, confiável e estável. Tornando-se ideal para desenvolvedores, administradores de sistemas e usuários; e para pequenas e médias empresas.
Quais são as distribuições Linux recomendadas para desenvolvedores frontend e backend?
Saiba como criar aplicações desktop multiplataforma usando JavaScript, HTML e CSS
“OpenSUSE Leap 42.2 representa o esforço combinado de milhares de desenvolvedores que participam de nossas distribuições e projetos. Nós acreditamos que o Leap é uma distribuição Linux ideal para desenvolvedores, administradores de sistemas e usuários.”
, conforme notícia do Softpedia.
Entre as novas versões de pacotes e tecnologias incluídas no openSUSE Leap 42.2, destaco:
– um grande número de melhorias no YaST (Yet another Setup Tool);
– melhoria nos recursos com snapshot snapper que são baseados no sistema de arquivos Btrfs;
– ambiente GNOME 3.20 e KDE Plasma 5.8 LTS, que são acompanhados pelo LXQt 0.11.0. No entanto, você também poderá experimentar os desktops Xfce, MATE, Cinnamon ou Enlightenment. – Qt 5.6, GTK + 3.20, Python 2.7, Ruby 2.1, Perl 5.18, GCC 6.1.1, 5.3.1 e 4.8.5, OpenSSL 1.0.2h, OpenSSH 7.2p2, libvirt 2.0 e Glibc 2.22.
– aplicativos de virtualização QEMU 2.6.1 e VirtualBox 5.0.24;
– software de compartilhamento de arquivos Samba 4.4.2;
– banco de dados MySQL 5.1.35;
– suíte de escritório do LibreOffice 5.2;
– suporte ao LXC e containers Linux baseados em Docker (1.12);
– suporte para plataformas AArch64 (ARM64) ARMv7 e, e suporte para virtualização aninhada através de KVM.
Obter o openSUSE LEAP 42.2
O download do openSUSE Leap 42.2 pode ser feito em software.opensuse.org. É recomendamo que consulte as notas da versão antes de uma atualização ou instalação.
Os usuários do openSUSE Leap 42.1 podem atualizar para o openSUSE Leap 42.2 através das instruções neste link.
Via | Softpedia | News openSUSE
Olá Ricardo, muito legal seu site… Eu sempre gostei do Opensuse e na semana passada tive a ingrata surpresa ao instalar a versão 42.2, onde tivemos problemas no mysql que não aceitava mais do que 491 conexões ao banco de dados. Revirei todas configurações e nada. Baixei novamente a versão de outro site, instalei em outra máquina e nada. Voltei a versão 42.1 e tudo resolvido.
Obrigado pelo comentário… sobre seu problema, você verificou as configurações do my.cnf? Tem um parâmetro ‘max_connections’ que limita essas conexões. Estranho que retornando a versão anterior, tenha funcionado um serviço de banco :/