Eu, particularmente, prefiro o GNOME. Mas, há quem use o KDE. GNOME e KDE possuem qualidades e defeitos.
De acordo com Linus Torvalds, a fragmentação tem sido um problema para o desktop Linux. Mas, agora as duas maiores comunidades de desktop parecem estar dispostas, de vez, a unir forças; já quem em 2003 algo similar tinha sido anunciado.
GNOME e KDE
O GNOME é um dos ambientes gráficos mais famosos e mais utilizados em desktops Linux. É adotado pelas principais distros Linux, bem como: Fedora, openSUSE, Ubuntu GNOME, e muitos outros.
No GNOME, a possibilidade de mudar funções padrões do ambiente desktop é muito interessante. O uso de extensões para o GNOME Shell enriquecem e aprimoram bastante a realização das atividades rotineiras no sistema.
Top 10 extensões do GNOME Shell que melhoram sua interface e usabilidade
Material Shell – extensão GNOME Shell promete simplicidade e aumento de produtividade
Por outro lado, o KDE também é um dos ambientes gráficos mais famosos e mais utilizados em desktops Linux – causando a impressão que existe uma “disputa” entre os dois. É adotado pelas principais distros Linux, bem como: Fedora, openSUSE, Ubuntu GNOME, e muitos outros.
Diante disso, destaco que o desktop Linux tem seus fãs – não somente GNOME e KDE, mas Cinnamon, XFCE e outros. Mas, como diz Linus Torvalds, “a fragmentação dos diferentes fornecedores manteve o desktop atrás“. Agora, em um grande passo, os dois principais desenvolvedores desktop Linux, GNOME e KDE, concordaram em trabalhar juntos.
Muito além do kernel – conheça todos os elementos que formam a estrutura do sistema Linux
Linux App Summit (LAS) 2019
GNOME e KDE estão se unindo para patrocinar o Linux App Summit (LAS) 2019 em Barcelona de 12 a 15 de novembro de 2019. Esta não é a primeira vez que os dois grupos de desktop Linux se juntam. Ambas organizações estão ansiosas para unir suas comunidades para construir um ecossistema de aplicativos que transcenda distribuições individuais e amplie o mercado para todos.
Today we announce our joint collaboration with @kdecommunity on @LinuxAppSummit and building an application ecosystem. See – https://t.co/gCKC3hDQb2 – Join us in Barcelona Nov 12-14th, 15th a BoF day!#LinuxApps pic.twitter.com/vcivE41VAF
— GNOME (@gnome) July 31, 2019
KDE is working with @gnome to create a common, fair, sustainable and open app ecosystem, not a desktop. The @gnome and KDE communities want to provide users with free and open applications that will respect their privacy and rights. That is what @LinuxAppSummit is about. https://t.co/uAuLPOxj3R
— KDE Community (@kdecommunity) August 2, 2019
O Linux App Summit, anteriormente chamado de Libre Application Summit, é uma conferência focada na criação de um ecossistema de aplicativos Linux. O LAS visa incentivar a criação de aplicativos de qualidade, buscar oportunidades de remuneração para desenvolvedores de software livre e promover um mercado próspero para o sistema Linux.
Para Paul Brown, especialista em comunicações do KDE, “As ‘guerras de desktop’ não são mais uma coisa. Faz mais sentido trabalhar em conjunto e reunir recursos”.
Considerações
Para quem estava ansioso ou inquieto com a possibilidade uma “fusão” dos ambientes de desktop GNOME e KDE, alguns pontos foram ajustados. Em comunicado, via Twitter, a equipe do KDE fez questão de destacar que o objetivo NÃO É criar um novo ambiente de desktop, baseado em ambos; mas, sim, para construir um ecossistema de aplicativos Linux que transcenda as distribuições e amplie o mercado para todos.
KDE is working with @gnome to create a common, fair, sustainable and open app ecosystem, not a desktop. The @gnome and KDE communities want to provide users with free and open applications that will respect their privacy and rights. That is what @LinuxAppSummit is about. https://t.co/uAuLPOxj3R
— KDE Community (@kdecommunity) August 2, 2019
Via | ZDNet