Ontem (25), o Linux completou 28 anos desde que foi anunciado pelo seu criador Linus Torvalds, se contados desde 25 de agosto de 1991; ano em que pela primeira vez foi anunciado o kernel Linux.
Linus Torvalds, então um estudante universitário de 21 anos na Finlândia, anunciou seu “pequeno” projeto (que se tornaria o Linux) no grupo de usuários “comp.os.minix”. Seu post foi intitulado “O que você mais gostaria de ver no minix?” Ele havia criado um kernel simples para um sistema operacional parecido com o Unix. Em seu anúncio, ele buscou feedback do grupo de usuários.
Fim do suporte ao Windows 7 – conheça o Linux
O Linux
No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão “oficial” do kernel Linux, versão 0.02 – para alguns a verdadeira data de aniversário do Linux. No ano de 1992, Linus Torvalds mudou a licença do Linux, de uma licença própria para uma licença livre compatível com a GPL do projeto GNU.
A história do Linux em vídeo
Desde então, o hobby, antes visto pelo Linus Torvalds, se tornou um grande projeto. Em 2018, o repositório do Kernel consistia em 61.725 arquivos para um total de 25.584.633 linhas de código – algo que no passado não passava de aproximadamente 10 mil linhas de código.
De bolsas de valores a outdoors, satélites e smartphones: ele está em todo lugar. Revolucionou o movimento de código aberto, impulsionando o a colaboração e a cooperação entre pessoas.
6 maneiras para você ajudar a comunidade Linux crescer cada vez mais
E se não houvesse pirataria de software, a adoção do Linux aumentaria?
Além disso, é conhecido como dominador no segmento dos super computadores e é muito usado em servidor; mas no universo dos desktops a parcela de usuários é menor – vem aumentando, contudo é ainda é baixa comparada a outros SO’s.
Mesmo assim, após 28 anos, é aclamado e usado por todos, mesmo por aqueles que nem tem ideia que usam em algum dispositivo qualquer 🙂