Vivemos na era da informação, da comunicação instantânea e da autonomia trabalhista. Nos últimos anos, foram vistos avanços significativos no mundo tecnológico.
Como o surgimento da Nuvem, diferentes modos de compartilhamento de dados e informações e até o surgimento da tecnologia Blockchain.
Este avanço tecnológico possui reflexos diretos em inúmeros setores da sociedade, como o comércio eletrônico, a educação, a diplomacia e diversos outros.
No campo da educação, por exemplo, sobretudo durante a pandemia, foi possível ver a ascensão de plataformas digitais, que visam suprir as necessidades escolares em um período de pandemia.
O Microsoft Teams, o Google Meet e diversos outros aplicativos voltados para conferências e reuniões viram seus números de downloads e acessos chegarem a patamares inimagináveis.
Além disso, sites e plataformas escolares e acadêmicas, como a MyStudybay, sites voltados para a pesquisa como a SciELO e até o Google Acadêmico também apresentaram aumento significativo no seu número de acessos.
O avanço da pandemia que vimos no início do ano de 2020 fez com que a sociedade estivesse mais ligada à ferramentas digitais e tecnologias do que nunca.
Ainda, é possível observar que a próxima grande revolução tecnológica que irá ocorrer será em relação ao 5G, que representa a próxima geração de conexão à redes de internet por celulares e outros dispositivos digitais.
Mas afinal o que é o 5G e como anda esta tecnologia no Brasil?
Definição e aplicações desta tecnologia
Como foi visto, o avanço tecnológico promove avanços significativos em várias áreas da sociedade.
Na educação, por exemplo, ela pode impulsionar pesquisas científicas, fomentar o ensino e fornecer ferramentas para formatação de artigos, apresentações e realização de aulas.
Contudo, de maneira simples, podemos encarar a revolução 5G como um avanço na maneira de se compartilhar dados online, de maneira que a velocidade de conexão, a qualidade na conexão e a acessibilidade da conexão à Internet serão todas melhoradas.
O 5G então, nada mais é do que um avanço da conexão atual que temos à Internet, a 4G. Este avanços proporcionará melhorias em diversas áreas e também possibilitará o uso da Internet em ocasiões onde este uso ainda não é difundido.
- Conexão de automóveis à infraestruturas
- Segurança Pública
- Conexões sem fio estáveis
- Transmissão de vídeo sem o uso de cabos
- Uso de drones
O uso de conexões sem fio em todas estas situações será possível através do emprego da conexão à banda larga de 5ª geração, ou seja, a 5G.
A tecnologia 5G no Brasil
Mas apesar de todo o avanço que temos em relação à esta tecnologia em escala global, como anda o panorama da tecnologia 5G no Brasil? Quando poderemos contar com o 5G em nosso território?
Primeiro é necessário compreender que a tecnologia 5G passará por um leilão em nosso país, para depois poder ser instaurada.
Isso mesmo, em breve será realizada uma votação para o edital do leilão, mais precisamente no dia 18 de agosto, segundo publicação da plataforma Tilt para a UOL.
Mas, para quê exatamente está sendo realizado este leilão? Há diversas ‘’frequências de operação’’ para a tecnologia 5G, assim como para a 4G e outras conexões à banda larga:
- Frequência de 700 MHz
- Frequência de 2.3 GHz
- Frequência de 3.5 GHz
- Frequência de 26 GHz
Estas frequências representam diferentes possibilidades de operação para o 5G e o que muda, principalmente, entre as frequências é a capacidade de transmissão de dados.
Já o leilão será realizado para diferentes companhias telefônicas, de modo que cada uma poderá adquirir uma das faixas de frequência.
Isso ocorre porque as faixas de frequências de transmissão do 5G poderiam sofrer interferência e/ou interferir nas faixas de frequência de transmissão já existentes destinadas ao 4G, presente em aparelhos televisivos, telefônicos e outros.
Logo, é como se tivessem sido ‘’criadas faixas exclusivas para o tráfego de informações via 5G’’ e estas faixas serão leiloadas às companhias telefônicas, que poderão adquirir uma faixa específica de acordo com seu lance.
De acordo com o site do Governo Federal, após todos estes trâmites, a previsão é de que a tecnologia de conexão 5G chegue, definitivamente, ao Brasil em meados de 2022.
Quais serão os benefícios do 5G?
Por fim, com todas estas informações sobre a chegada do 5G no Brasil, quais são os benefícios que esta tecnologia pode trazer para o dia-a-dia?
- Maior velocidade na conexão à Internet
- Mais estabilidade na conexão
- Economia de Bateria
- Uso simultâneo de rede
- Maior segurança digital
E aí, já está ansioso para a chegada do 5G no Brasil? Acha que essa tecnologia irá mudar muito a vida dos brasileiros?