Um servidor media streaming permite você transmitir seus arquivos (músicas, vídeos ou imagens) para qualquer dispositivo, com suporte DLNA, via rede local doméstica. Isso inclui: televisões, leitores de Blue-ray , smartphones, e outros computadores. Sendo assim, saiba como configurar o servidor media streaming Serviio no Linux. Ao contrário de outros servidores de mídia como o Plex ou Kodi, o Serviio foca-se mais na parte do protocolo DLNA.
O DLNA garante a interoperabilidade entre equipamentos eletrônicos conectados em uma rede doméstica, de modo que estes possam trocar arquivos de mídia entre si utilizando a rede em questão. Em outras palavras, o usuário é capaz de acessar e reproduzir seus arquivos de mídia de um computador, por exemplo, em uma TV, um tablet, smartphone, entre outros; desde que esses suportem a tecnologia DLNA e se encontrem conectados na mesma rede.
Sendo assim, vamos utilizar o Serviio para criar um servidor DLNA na rede!
Pré-requisitos
Instalação do FFmpeg
Em distros Ubuntu, versões 14.04 LTS/14.10, e Mint; executar:
No Ubuntu 15.04:
No Fedora 20 ou superior:
Instalação
Faça o download da versão 1.5.2 do Serviio:
Faça a extração do conteúdo do arquivo tar:
Mova para pasta /opt e crie um usuário com homedirectory nessa pasta:
Configuração
Crie o arquivo /etc/init/serviio.conf para iniciar o serviço e coloque o texto abaixo no conteúdo do arquivo:
Inicie o serviço:
Crie o arquivo /lib/systemd/system/serviio.service para iniciar o serviço e coloque o texto abaixo no conteúdo do arquivo:
Para iniciar o serviço e carregar no boot, execute:
Crie o arquivo /lib/systemd/system/serviio.service para iniciar o serviço e coloque o texto abaixo no conteúdo do arquivo:
Para iniciar o serviço e carregar no boot, execute:
Usando o serviço
Inicie a interface gráfica do servidor Serviio, através do comando:
Na primeira aba (status), você verá uma lista de dispositivos em sua rede (TV, p/exemplo). Na próxima aba (library) você pode adicionar o conteúdo a ser compartilhado (vídeos, imagens, músicas) com outros dispositivos em sua rede local (com suporte DLNA):
Pronto!! Agora você pode acessar o serviço remotamente, por exemplo numa TV. Mude o source e encontre o servidor media streaming Serviio 😉
Mto bom o artigo. Saberia dizer se o serviço so funciona para dispositivos com dlna?
seeh loko, linux precisa de codigo pra tudo aff