Talvez esse artigo seja redundante, pois esse é um blog sobre Linux e parto pelo princípio de que todos se interessam pela plataforma Linux! Contudo existem muitos que procuram conhecer e se habituar com o novo sistema, contudo muitas das vezes usam tanto o Linux como Windows em seu PC! Que tal, decididamente, se envolver por completo nesse imenso universo?!
Mas porque o Linux é melhor? No site Why Linux is Better (disponível em diversos idiomas) é listado vários motivos para você acreditar que o Linux é melhor! Porém como dito pelos autores:
[…] as pessoas não vão mudar para o Linux só porque ele é livre ou porque é de graça, mas principalmente porque vêem funções novas e originais que não existem no Windows. Então, aqui estão algumas razões do Linux ser excelente!
Sendo assim, dentre esses motivos listei 4 que considero imprescindíveis para que você possa saber definitivamente o que faz o sistema Linux se popularizar cada vez mais:
Esqueça os drivers
Os sistemas Linux não precisam de drivers adicionais (salvo algumas exceções – como na imagem acima). Todos os drivers já estão incluídos no kernel do Linux, o núcleo do sistema, e já vem instalado no Linux. Isto é, plugou um novo periférico, você não precisará instalar drivers para o Sistema Operacional reconhecer-lo!
Precisa de programas novos? Não se preocupe!
Os Sistemas Linux tem um Gerenciador de Pacotes, ou seja, se você precisar de um programa novo, apenas informe o que está procurando, escolha qual programa quer instalar e pronto!! Todos organizados em categorias!
Então você não precisa mais navegar em sites de terceiros à procura de novos programas. E o mais importante: não precisa, definitivamente, testar seu novo programa (as famosas versões betas). Ele já está pronto para uso!
Quantas vezes já desfragmentou seu HD hoje?
A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados “em pedaços” (fragmentos), fazendo com que a leitura e gravação dos mesmos seja muito mais lenta do que se ele estivesse armazenado em um único “pedaço”.
Fonte: Baboo
Quem nunca fragmentou seu Windows, não sabe o problemão que enfrentou! O Sistema de arquivos NTFS possui um taxa de fragmentação muita alta, acarretando desconfortos muito grandes na busca de seus arquivos! Já os sistemas de arquivos do Linux (Ext3, Ext4, e outros) reduzem essa taxa de fragmentação para mínima! É por isso que muitos dizem que o Linux não precisa de desfragmentação de disco!
Deixe seu computador velho ter uma segunda vida
Outros sistemas operacionais exigem cada vez mais poder de processamento. Então, se quiser continuar usando sistemas como o Windows, você precisa comprar um computador novo constantemente.
Sabe-se que muitas pessoas precisam de um computador rápido e com alto poder de processamento, mas para a maioria dos usuários, que apenas navegam na internet, escrevem arquivos de texto e fazem slides; qual a razão de comprar um computador novo a cada 2, 3 ou 4 anos?
Os sistemas Linux rodam sem problemas num PC mais antigo, no qual o Windows 7 não rodaria com tanto desempenho. Em contrapartida seu Linux não vai fazer com que seu computador de 12 anos atrás rode que nem um mais atual, mas com certeza executará tarefas listadas anteriormente.
Então pense nisso!
Considerações Finais
Quer saber mais outros motivos que fazem com que o Linux seja melhor? Acesse agora mesmo o site Why Linux is better?
Lá você vai encontrar os principais motivos pelo qual você continua usando o Windows (pelo menos por enquanto). E caso tenha mudado de ideia, o que precisa fazer para usar de vez o Linux em seu computador!
Grande Abraço a todos!
Me ajudem! Formatei com linux mint 17.2 meu computador é um amd-c70 duocore 1.00 ghz 8 gb ram, 512 video dedicada, ele ta rodando leve, só que de vez em quando da uns lag mas bem de leve mesmo, quase não da pra notar… queria saber se tem como otimizar o linux, precisa de otimizador como advanced system care ou algo do tipo?
Tem o Bleachbit, substitui o Ccleaner do Windows.
Abra o terminal e digite os seguintes comandos:
sudo apt-get update
— digite sua senha
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install
sudo apt-get remove
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get clean
sudo apt-get autoclean
Você não precisa de mais nada. Cuidado com o Bleachbit no modo root, você pode inutilizar seu sistema.