Você resolve alterar sua rotina normal e arrisca usar um novo Sistema Operacional. Se depara com diversas dificuldades e problemas; e resolve desistir de tudo. Esse é o seu caso? Fique sabendo que você não estará fazendo diferente de outros na mesma situação que a sua. Muitos desistem de usar o Linux, como opção doméstica, por se deparar com essas dificuldades. Portanto com esse artigo pretendo amenizar esses problemas listando os principais obstáculos encontrados por quem está começando no mundo Linux!
1 – Resolvendo o problema da placa de vídeo
Um dos maiores problemas encontrados pelos usuários iniciantes é, sem dúvidas, o problema de vídeo. Muitos tentados pelos efeitos visuais controlados pelo Compiz, ficam desiludidos quando descobrem que sua placa de vídeo 3D não foi reconhecida nativamente!
Então segue uma lista de procedimentos que deve tomar para tentar solucionar esse problema:
Passo 1 – Detectar o modelo de sua placa
Para descobrir qual é modelo da sua placa execute o comando:
Um resultado como acima irá aparecer, mas no meu caso a placa de vídeo é integrada. Contudo a maioria dos usuários possue placas de vídeos off board, como por exemplo NVidia e ATI.
Passo 2 – Drivers proprietários
Em ambos os casos citados acima, as placas de vídeo da Nvidia e ATI possuem drivers proprietários que devem ser instalados e configurados para que seu Linux possa reconhecê-la. Em alguns casos basta ir em Sistema >> Administração >> Drivers de Hardware e instalar o driver detectado:
Exemplo de um driver Proprietário |
Passo 3 – Drivers proprietários (Parte 2)
Se o passo 2 não foi suficiente, você deve baixar o driver diretamente no site do proprietário e instalá-lo. No caso da Nvidia você deve fazer o download aqui. E no caso da ATI você deve fazer o download aqui.
De acordo com o primeiro passo, descubra o modelo exato da sua placa de vídeo. Boa sorte!
Recomendo que leia:
2 – Como instalar programas no Linux?
Muitas das vezes novos usuários se deparam com pacotes que devem ser instalados mas não sabem como! Por isso recomendo que leia esse artigo, do Curso Linux Descomplicado, completo sobre instalação de programas.
3 – Problemas na instalação de pacotes via repositório
Muitas vezes quando instalamos pacotes no Ubuntu, podemos encontrar um problema chamado Pacotes Quebrados. Esse tipo de problema impede, algumas vezes, que você possa instalar outros pacotes via repositório.
Portanto saiba manusear corretamente o Gerenciador de Pacotes Synaptic através desse artigo completo – Conheça mais sobre o Gerenciador de Pacotes Synaptic do Ubuntu
4 – Alternativas de programas Windows para o Linux. Saiba onde encontrar
Cansado de procurar programas compatíveis ao Software Livre em detrimento do uso de softwares pagos, que muita das vezes são crackeados?! Pois é, existe um serviço que lhe lista, de acordo com níveis de relevância, quais softwares são recomendados como alternativas para determinado software! Saiba mais
5 – Deixe o Java funcionando perfeitamente
Para quem usa os aplicativos do Banco do Brasil via internet segue dica de como torná-lo possível no Ubuntu:
1 – Desinstale tudos os pacotes Onpenjdk:
2 – Agora instale os seguintes pacotes:
6 – Dicas para quem trabalha com Dual-Boot
Quem trabalha com dual boot deve saber algumas dicas que talvez sejam uteis quando surgir algum problema! Como manter dois, distintos, sistemas operacionais operando “amigavelmente” em uma única máquina? Por isso você deve ler esse artigo agora mesmo!
7 – Como proteger meu sistema Linux?
Existe um aplicativo padrão de Firewall para o Ubuntu, desde a versão 8.04LTS. Por padrão o UFW está habilitado, mas todas as portas estão abertas!
O UFW é uma versão simplificada do IPTABLES. Apesar de ser um programa para ser acessado via Terminal, ele pode também ser prático mesmo para usuários inexperientes simplesmente ativando o Firewall. A opção para interface gráfica é o Gufw. Saiba mais aqui.
8 – Seu Linux tá lento? Conheça o Ccleaner do Linux
Que tal fazer uma limpeza rápida em seu computador e eliminar aqueles arquivos inúteis que só ocupam espaço?! Depois de certo tempo de uso, o PC fica mais lento e começa a travar. Talvez por ter de diversos arquivos temporários que vão se acumulando no disco rígido, ele vai ficando assim! Então conheça o BleachBit!
9 – Não sabe como conectar seu Ubuntu Linux a rede ADSL? Saiba agora mesmo
Leia esse artigo na íntegra: 5° Aula – Conecte o Ubuntu Linux a Internet e conheça 10 aplicativos essenciais para novos usuários
10 – Saiba onde encontrar um material completo para usuários Ubuntu Linux
O livro “Ubuntu – Guia do Iniciante”, lançado em maio de 2010 juntamente com o Ubuntu 10.04 LTS foi considerado a melhor opção de estudo para usuários não-técnicos, por tratar o Ubuntu com extrema simplicidade e uma linguagem clara e objetiva, sem jargões técnicos.
Em suma, um livro técnico para quem não quer ver termos técnicos.
E a nova versão está sendo feita, de acordo com Kadu (autor do Livro e administrador do site OrgulhoGeek) a próxima edição está prevista para o lançamento do Ubuntu 11.10.