Encontrar um arquivo no Linux pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem usa apenas o campo de pesquisa do Nautilus. Via interface gráfica (GUI) é possível fazer a busca por determinado arquivo, contudo existe uma certa ineficiência na exatidão da consulta. Para administradores de sistemas Linux, trabalhar com o comando find é imprescindível por ter melhores resultados na pesquisa. Em contrapartida para usuários iniciantes ou não-técnicos isso é uma grande complicação. Portanto, nesse artigo, contém um guia de como usar o comando find no seu dia-a-dia sem muita dificuldade.
Find e Locate
Ambos servem para pesquisar arquivos no sistema de diretórios do Linux. Contudo existem algumas diferenças que precisam ser salientadas.
O comando FIND é utilizado para procurar por arquivos na árvore de diretórios. Isto é, ele tenta localizar o que solicitamos dentro do local que indicamos checando os subdiretórios também.
A sintaxe do comando é:
Por exemplo:
$ sudo find / -name printer
/usr/share/foomatic/db/source/printer
/usr/share/terminfo/p/printer
/sys/class/printer
Sendo que aqui ele está procurando no diretório raiz (/) pelo termo “printer”.
Já o comando LOCATE pesquisa em uma base de dados de nomes de arquivos por nomes que satisfaçam um determinado padrão. Isto é, ele executa a busca a partir de uma base. Por questões de constantes alterações na arvore de arquivos e diretórios, é necessário que esta base de dados também seja atualizada.
A sintaxe do comando é:
Como informado anteriormete ele faz a busca dentro de uma base que é construída com o comando updateb. Portanto, você precisa executar primeiramente esse comando para puder carregar a base de dados que servirá como consulta do comando locate:
Logo após, execute o comando locate:
Usando a interface gráfica
O uso de uma interface gráfica (GUI) lhe possibilita desfrutar de diversas ferramentas e recursos que vão auxiliar na execução de comandos. No caso do comando FIND e LOCATE, existe uma GUI que satisfaz completamente as pesquisas de arquivos no Ubuntu Linux. Ela é chamada gnome-search-tool.
Para acessá-la podemos:
1. Clicar no Menu Aplicativos Acessórios >> Pesquisar por arquivos.
OU
2. Pressionar a combinação de teclas Alt+F2 e na caixa de diálogo Executar aplicativo, digite o comando gnome-search-tool. Observe a figura:
Surgirá essa tela:
Utilizando a ferramenta
A ferramenta é bastante prática e simples de ser utilizada. Podendo adicionar uma regra para procurar um arquivo por diversos filtros, selecionando MAIS OPÇÕES (como segue na imagem acima):
* Contém no texto
* Ultima Modificação
* Tamanho mínimo
* Dono do arquivo
* Nome contém
* Entre outros
Logo após selecionar o(s) filtro(s) escolhido(s) clique em ADICIONAR.
Sendo assim, essa é uma excelente dica para melhorar suas buscas!
Bruno @IamBrunos
Antes eu usava o fishcat, mas ele não está disponível nos repositórios do OpenSuse.
O gnome-search-tool além de estar nos repositórios é muito mais pratico e leve.
Valeu pela dica! Abrass!
Valeus…