O LibreOffice 4 é uma suíte de aplicações de escritório destinada tanto à utilização pessoal quanto profissional. Um dos pontos fortes desse aplicativo é sua lista de compatibilidade com a principal suíte office existente no mercado. Desde de sua versão inicial, ele oferece todas as funções esperadas por um aplicativo dessa categoria: Editor de textos, Planilha, Editor de Apresentações, Editor de desenhos e Banco de Dados; contudo se destacou bem menos que seu concorrente pago. Sendo assim, esta versão pode se tornar o grande “carro chefe” na popularização do uso de Softwares OpenSources, pois promete grandes diferenças das versões anteriores e completa compatibilidade com a versão MSOffice 2013 e anteriores. E aí… o que está esperando para conhecê-lo e instalá-lo ?!
O LibreOffice versão 4 vem repleta de novidades. Dentre elas posso destacar algumas:
1 – Suporte aos temas do Firefox
2 – Integração à interface Unity
3 – Suporte a documentos do MS VISIO e MS Publisher
4 – Várias melhorias no DOCX, XLSX, PPTX
Importação de tabelas flutuantes, objetos OLE dentro de retângulos, margens de imagens embutidas usando a marcação processamento de texto.
5 – Habilitada a associação de comentários a intervalos de texto no documento
6 – Controle remoto do Impress para telefones Android
Com tantas melhorias, não poderia passar despercebido ou esquecido algum tipo de comparação com o famigerado MSOffice.
Portanto, a Equipe de Colaboradores da Document Foudantion levantou alguns quesitos comparativos. Portanto, analise a tabela completa aqui
Por fim, segue um vídeo do Canal Quidsup Linux Tutorials and Reviews demostrando as principais características: