O UEFI (EFI (Extensible Firmware Interface) Unificado) é uma interface de firmware padrão para PCs, desenvolvida para substituir a tradicional BIOS (Basic input/output System). Este padrão foi criado para melhorar a interoperabilidade do software e eliminar as limitações da BIOS. O UEFI oferece algumas características interessantes como a rapidez no boot. Tendo em vista isso, muitos usuários reclamam da dificuldade em instalar o Ubuntu em um ambiente assim, em muitas das vezes Dual-Boot com o Windows 8. Portanto, nesse artigo você encontra informações precisas para realizar essa operação!
Na web, nós podemos encontrar diversos murmurinhos sobre esse assunto: reclamações do mundo do Software Livre para com a Microsoft, tutoriais que orientam a realização de Dual-Boot com o Windows 8, e por aí vai…
Mas em contraponto a tudo isso, venho aqui mostrar como instalar o Ubuntu (apenas ele) em seu computador.
Primeiramente, todo o material a seguir foi baseado na própria documentação da Comunidade do Ubuntu
Antes de Começar…
Alguns conceitos deve ficar claros antes de começarmos nossa instalação:
- Legacy Boot = carregamento do sistema pelo modo tradicional; usando a BIOS não o UEFI Mode
- UEFI/EFI Mode = muitos dizem que veio para impedir o uso de outros sistemas operacionais, mas na verdade representa um aprimoramento no carregamento do sistema; oferecendo algumas características importantes, como o suporte de unidades superiores a 2,2 Terabytes (TB)
- Secure Boot = método complementar ao UEFI (podendo ser desativado separadamente) que torna possível instalar um sistema operacional em um computador compatível com UEFI se este sistema operacional possuir uma chave de registro na base de dados da UEFI. (Link Externo)
Comece Aqui
Para quem pretende prosseguir com esses passos deve seguir os seguintes requisitos:
Pré-REQUISITOS
- Necessário o uso do Ubuntu 12.04.2 ou superior 64 bits (segundo informações a versão de 32 bits não é compatível com sistemas que usem UEFI/secureboot)
- Muito importante: Caso deseje instalar pelo pendrive, deve desativar o Secure Boot
Instalação
Caso obedeça todos esses pré-requisitos, carregue o sistema Ubuntu pelo pendrive escolhendo a opção “LiveCD” ou instalação no HD.
Utilize a opção “Apagar todo o disco e instalar o Ubuntu” (Recomendada para novos usuários)
Mais Informações
Desculpe amigo mas sua dica não foi muito relevante em casos avançados.
Vamos colocar essa situação… Eu tenho várias partições de recovery de fábrica na máquina. “Utilize a opção “Apagar todo o disco e instalar o Ubuntu” (Recomendada para novos usuários)” não é a opção mais adequada…
Mas vamos lá… Uma postagem mais avançada seria bem vinda. 😉
Favor ler o artigo completo antes de comentar! Ele trata da instalação única de um sistema Linux (sem dual-boot)
“…. Mas em contraponto a tudo isso, venho aqui mostrar como instalar o Ubuntu (apenas ele) em seu computador.”
Não existe UEFI 32bits. Se o seu sistema é de 32 bits então vc está usando bios em vez de UEFI. Basta instalar o linux de 32.
Então amigo, mesmo assim eu não recomendo instalar assim se seu hd for hibrido, se ele for hibrido desative a opção UEFI no setup e instale o ubuntu particionando de tal forma que a raíz (/) fique no “ssd” e a swap fique fora da ssd (uns 2 gb já é o suficiente) exemplo 32 gb ssd para o root (/) 2 gb para a swap fora dos 32 ssd e o restante tu faz o que quiser, deixa inteira ou divide para fazer um espaço de backup, se tu instalar como ele está dizendo aí muito provável que o ubuntu não se instalará no ssd, pelo menos no meu notebook quando instalei como explicado aqui ficou uma porcaria de lento no boot, nem parecia que era ssd, quando fiz da minha forma ele voltou a ser um avião.