O Elementary OS é uma distro baseada no Ubuntu. Uma distro muito nova (a primeira versão surgiu em meados de 2011) que está causando muito alvoroço na comunidade Linux. Mas por quê? Contrariando a ideia que a maioria das distros derivadas do Ubuntu são apenas uma mudança de aparência; o Elementary OS vem conduzindo um projeto amplo e desafiador. Entre características de aparência, desempenho e aplicações; surgiu também uma mudança de postura perante ao software livre. Portanto, para ter uma visão completa sobre essa distribuição que não vem disposta a ser mais uma, mas sim ser uma distribuição essencial para a maioria dos usuários, leia este artigo!
O Elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu. Sua versão mais atual (ago/2013 – 0.2 “Luna”) é baseada no Ubuntu 12.04 LTS. Mas em contrapartida, o Elementary OS está se diferenciado cada vez mais do seu antecessor.
Logo de início, há uma distinção na maneira em liberar as versões finais do sistema. Diferentemente das mais populares, a Elementary OS investe na máxima de “entregar somente quando estiver pronto”. Em outras palavras, a equipe de desenvolvedores decidiu lançar uma nova versão em momentos apropriados; somente quando todos os objetivos forem alcançados (resolvendo bugs e imperfeições). Assim, o status do Elementary fica em constante desenvolvimento. Os desenvolvedores mantêm um Diagrama com todos objetivos a serem alcançados: Elementary OS Blueprint
[…] As you may or may not know, elementary doesn’t have a timed released cycle. Other popular operating systems like Ubuntu have decided to make a release at a certain time every year. But for elementary, we’ve decided that we will choose a set of goals to achieve during the cycle, and we release when all of those goals are met and the related bugs are squashed. We track our goals in the form of Blueprints and assign bugs to milestones. via http://elementaryos.org/journal/when-its-ready
Sendo assim, o Elementary OS mostra que foca na estabilidade e desempenho do seu sistema. Contudo, outro aspecto interessante também chama a atenção desta distro: os recursos gráficos e suas “novas” aplicações.
O Ambiente Gráfico
A última versão do Elementary OS, o Luna, vem com um ambiente gráfico baseado no GNOME 3, denominado Phanteon; com uma barra de menu superior e um dock plank na parte inferior:
Para os desenvolvedores, isso se refere a uma mudança de paradigma; retirando completamente o ato de ‘minimizar’. Trazendo a responsabilidade, de gerir os processos a serem colocados em segundo plano, para próprio sistema! A imagem mostra a representação do ‘encerramento’ de uma aplicação; basicamente ela retorna para o dock e começa a rodar em segundo plano:
Pantheon-Files (Gerenciador de Arquivos)
Baseado no Nautilus (padrão do Ubuntu) o “novo” gerenciador de arquivos difere mais nos aspectos de usabilidade e aparência. Recurso de Preferências e Propriedades alteradas, como segue imagem:
Scratch Editor (Editor de Texto)
Apenas um novo editor de texto, com suas peculiaridades.
Noise (Player de música)
Oferece o recurso de uma ‘playlist inteligente’ – com função de pesquisa, ordenação e ajustador/equalizador de som:
Pantheon-terminal (Emulador de Terminal)
Apenas o emulador de terminal padrão do elementary OS. Como segue sua linha de desenvolvimento, um aplicativo enxuto e minimalista:
Web browser Midori
Mesmo assim, isto pode levar a discussões como: “isso não deve ser feito!!” ou “eu não pagarei por um software livre!!” e até “isto fere todo o principio OpenSource!!”.
Portanto, mesmo se houvesse a obrigatoriedade em pagar uma tarifa para realizar o download da distro, isto não compromete os princípios do Software Livre; que é em manter o código acessível a comunidade permitindo contribuições!
100% Free
Elementary OS is completely free, both in terms of pricing and licensing. There are no costly fees, confusing user agreements, trial periods, or restrictive copy protections. You can install Luna on as many computers as you want or even copy it and give it away to your friends.SITE OFICIAL
Recomendo que leia: http://elementaryos.org/journal/what-is-open-source