Criar um ponto de restauração é uma maneira de salvar um estado atual do sistema, onde você pode restaurá-lo a qualquer momento para desfazer quaisquer mudanças, indesejadas por exemplo, que haviam sido feitas até a criação do ponto de restauração. Em outras palavras, basicamente, é um recurso onde você pode recuperar o sistema para as configurações iniciais. Muito utilizado em situações de reparo a uma instalação de um programa malsucedido ou operação indesejada! Sendo assim, através da ferramenta Systemback é possível realizar esta tarefa nos sistemas Linux!
Lembre-se: operações com cópias de discos sempre são passíveis de falhas. Este procedimento é por sua conta e risco!
O Systemback é software de Backup. Ele se mostra como uma das melhores ferramentas para este nicho, por ser simples e fácil de usar, com diversos recursos.
Com ele você pode:
- Copiar o seu sistema completamente;
- Criar pontos de restauração; semelhante ao que acontece com a restauração do sistema do Windows;
- Criar sua própria distro LIVE, criando uma ISO inicializável
Para fazer a instalação nos sistemas derivados do Debian (Ubuntu e Mint, por ex) execute os seguintes comandos (instalação via PPA):
Como criar um ponto de restauração?
Abra o systemback e você verá a tela inicial com diversas opções de backup ou restauração. Contudo para criar um ponto de restauração é preciso escolher a opção “Create New” em Pontos de Operações, como segue imagem:
Agora é só aguardar, porque o processo é um pouco demorado.
Como restaurar o sistema?
Para fazer alguma restauração, basta abrir o programa novamente e selecionar o ponto de restauração em questão e clicar em “Restauração do sistema”. Aparecerá algumas opções a serem selecionadas; apenas marque a opção “Restauração Completa” e clique em Próximo para concluir:
Por fim, você receberá uma informação que a restauração foi concluída e será solicitado que o sistema seja reiniciado.
Como recuperar via command line? No meu caso quero preparar um ponto de restauração antes de instalar um driver proprietário de vídeo, já tive vários problemas com isso a ponto de formatar a máquina. Como consigo recuperar via tt1? Abs
Algo tão importante já deveria vir por padrão nas distros.
Exato!
Tem como ‘refazer’ uma restauração que foi feita pelo systemback?
Fiz uma aqui e perdi arquivos importantes.
Os arquivos perdidos estavam no diretório /home do sistema?
Se sim, atente-se que esta ferramenta faz um backup apenas dos arquivos de configuração do sistema e não dos arquivos pessoais contidos na /home. Ela é muito útil para a recuperação de alguma configuração mal procedida!
Eu estava procurando algo assim mas mesmo lendo outros artigos sobre esse tipo de programa ainda estou com um pouco de dúvida sobre esse “não salva”e “exclui” os arquivos da /home no caso de fizer uma restauração ela não apaga os arquivos que estão nela igual no windows?
Outra esse ponto de restauração restaura o sistema do zero do mesmo jeito que estava quando foi instalado ou se ele faz igual do Windows que volta ao ponto da ultima modificação feita nele, no caso eu queria fazer a restauração mas sem perder os programas que já estão instalados e que eu não quero que seja desinstalados, igual acontece quando eu faço com o DVD.
Como instalá-lo no CentOS 7?