O Turnkey Linux é um verdadeiro “canivete suíço” para administradores de serviços de rede; como Apache Web, Mysql, Owncloud e outros. O TurnKey Linux, projeto open source e criado em 2008, possui uma coletânea de aplicações pré-configuradas para execução de um serviço (virtual appliances). Atualmente, essa ferramenta trabalha baseada no Debian 7 wheezy e continua em constante atualização.
O objetivo principal do TurnKey Linux é permitir ao administrador realizar a gestão e configuração de mais de 100 soluções web facilmente; reduzindo ao mínimo o tempo de instalação, configuração e especialmente a gestão do ambiente das aplicações. Isso resulta em um servidor leve e enxuto, aumentando a eficiência e reduzindo os riscos de segurança.
“We believe everything that can be easy, should be easy.”
Fonte Site Oficial
Exemplificando, cada serviço desejado, tais como: Git, WordPress, Joomla, Drupal, eCommerce, etc, pode ser testado via live CD e instalado no servidor através do seu Live Installer ou iniciado em sistemas com VirtualBox ou via cloud (OpenStack), OpenVZ, Xen e outros.
VISÃO GERAL DO SERVIÇOS
- Aplicativos Especiais: como PDC, Torrent Server e Zimbra;
- Gerenciadores de Conteúdo: como WordPress, Joomla, Drupal e Django;
- Desenvolvimento Web: como Ruby on Rails, Java e PHP Frameworks;
- Aplicativos de Acompanhamento: como Gerenciadores de Projetos;
- Messenger: como Aplicativos de Microblogging e Servidores de XMPP (OpenFire);
- E muito mais…
POR QUE USAR O TURNKEY LINUX?
- Ganhe Tempo: mais de 100 aplicações prontas para uso
- Facilidade: desenvolvido para ser simples e funcional, incluindo gerenciamento web facilitado
- Segurança: atualizações automáticas de segurança
- OpenSource: livre de licenças e fácil para customizar de acordo com suas necessidades
- Estável: atualmente baseado no Debian 7.2 Wheezy. Persiste em constantes atualizações
- Leve: Cada virtual appliance vem com o mínimo necessário instalado, exigindo muito menos processamento
- Muito mais…
MÃO NA MASSA
Um dos mais populares serviços utilizados é o LAMP (LINUX + APACHE + MYSQL + PHP). Para exemplificar o uso do TurnKey Linux, foi criado um virtual appliance com a combinação de todos esses serviços, oferecendo maior integração desses componentes. Nesse exemplo, o virtual appliance oferece suporte a SSL, inclui XCache PHP accelerator, PHPMyAdmin para administrar a base de dados MySQL. Além disso, vem pré-configurado o Webmin com módulos para configurar o Apache2 (VHost’s), PHP, MySQL e Postfix (email).
Sendo assim, é preciso baixar o virtual appliance do LAMP no link que segue. Escolha o modo de sua preferência (imagem ISO, Virtual Machine VMware, e outros).
ARTIGOS RELACIONADOS
Depois de baixado, basta seguir os passos naturais de uma instalação de um sistema Operacional Linux.
No término da instalação será exibido um resumo de configuração de rede todos os serviços. Para concluir basta avançar o processo de instalação e clicar na opção “Quit”.
Usando a ferramenta
Com a ferramenta instalada, basta acessar o endereço principal (acesso web) exibido no término da instalação e começar a configurar seu serviço 😉