O extundelete promete recuperar arquivos apagados contidos em sistemas de arquivos ext3 e ext4, amplamente utilizados em sistemas Linux. Baseado na ferramenta ext3grep, que vasculha um sistema de arquivo “ext3” por rastros de arquivos apagados, o extundelete é capaz de recuperar informações dos ponteiros de blocos do inode; onde ficaram salvos os arquivos removidos. Por fim, todo o conteúdo recuperado é enviado para um diretório específico.
O extundelete está presente nas principais distros Linux. Para instalá-lo em distros derivadas do Debian (Ubuntu e Mint, por exemplo):
Com o extundelete instalado no seu Linux, você precisa identificar onde estava salvo seu arquivo removido acidentalmente.
Supondo que você removeu um arquivo chamado video.avi, contido na partição /home do seu sistema. Assim, a primeira coisa a fazer é desmontar a partição em questão.
Primeiramente, identifique-a usando o comando:
Supondo que o sua /home está montado no /dev/sdb2, basta rodar os comandos abaixo:
Note que o último parâmetro é exatamente o nome do arquivo deletado.
Se tudo ocorrer bem, seu arquivo será recuperado em /home/SEU_USUARIO/RECOVERED_FILES. Você pode obter uma relação completa dos parâmetros e opções do extundelete aqui.
Em resumo, caso você queira restaurar a partição inteira:
Ou restaurar um diretório específico (por exemplo “documentos”):
Espero que com esses passos você possa recuperar seus arquivos…
No caso da minha partição está em uso e pelo liveCD o extundelete não está instalado, como fazer?