Um editor de vídeo permite você modificar/alterar um vídeo sem tratamento (sem edição) e torná-lo ideal para divulgação. Essa edição envolve cortes, redimensionamento, adição de efeitos, e muitos outros recursos. Tudo isso através de uma linha de tempo, para facilitar a interação no momento da edição do vídeo. Sendo assim, nesse artigo eu irei mostrar 10 programas para edição de vídeo disponíveis no Linux; destacando suas características e funcionalidades principais.
1 – Avidemux
É um editor de vídeo que suporta os formatos mais populares, incluindo AVI, MPEG compatível com arquivos DVD, MP4 e ASF, e usa uma grande variedade de codecs. Um dos destaques do programa é sua grande variedade de filtros. Ele permite desfrutar bastante desse recurso, oferecendo efeitos comparáveis aos dos editores de imagem. Além disso, o Avidemux possui o próprio mecanismo de conversão de formatos de vídeo.
- Licença: GNU GPL
- Suporte: Linux, BSD, MacOS X, Windows
- Interface: Gráfica e linha de comando
- Site Oficial: http://fixounet.free.fr/avidemux
2 – Cinelerra-CV
O Cinelerra é um editor multimídia com recursos de captura de video e ferramentas de edição de video e áudio. Baseado no sistema Open GL, ele possui linha do tempo (que dá ao usuário uma visualização baseada no tempo de todas as faixas de vídeo e áudio no projeto), o compositor (que se apresenta ao usuário com um visualizador do projeto final como vai ficar quando for renderizado) e a janela de recursos (que se apresenta ao usuário com uma visualização de todos os recursos de audio e video no projeto) na tela principal.
- Licença: GNU GPL
- Suporte: Linux
- Suporte a captura direta de webcams
- Site Oficial: http://cinelerra.org
3 – Flowblade
Flowblade é um editor de vídeo multitrack não-linear projetado para fornecer uma experiência de edição rápida, precisa e realizar a tarefa da forma mais simples possível. Você pode inserir seus clipes na linha do tempo, que suporta até 5 faixas de vídeo e quatro faixas de áudio. Aplicar zoom, efeitos de transição, mover e girar o vídeo com ferramentas de animação.
- Licença: GNU GPL v3
- Suporte a efeitos de áudio e vídeo
- Site Oficial: https://code.google.com/p/flowblade/
4 – Jahshaka
O software possui recursos de edição e efeitos de vídeo, correção de cores, composição 2D e 3D, entre outros. O Jahshaka é multiplataforma e é escrito em C++ e Python e usa o toolkit Qt.
- Licença: GNU GPL
- Suporte: Linux, MacOS, Windows
- Suporte a efeitos de áudio e vídeo
- Suporte a efeitos de animações 2D/3D
- Site Oficial: http://www.jahshaka.com/
5 – Kdenlive
Kdenlive é um software de edição video para KDE. É um poderoso editor de vídeo multitrack, que inclui as tecnologias de vídeo mais recentes. É um excelente software de edição de vídeos.
- Licença: GNU GPL v2+
- Suporte: Linux e MacOS
- Suporte ao ambiente KDE
- Suporte a efeitos de áudio e vídeo
- Exportação para serviços de Internet, como: YouTube, Dailymotion ou Vimeo
- Site Oficial: http://www.kdenlive.org/
6 – Lightworks
Lightworks é um editor de vídeos usado por profissionais, com recursos avançados e inúmeras possibilidades; que finalmente está disponível para Linux. Ele tem sido utilizado em diversos filmes premiados, incluindo O “Discurso do Rei”. Contudo, o Lightworks é gratuito para usar, mas se você quiser codecs e suporte adicionais, será preciso comprar uma licença PRO, que custa aproximadamente $60/ano.
- Licença: Freemium (modelo de negócio em que um produto ou serviço proprietário é oferecido gratuitamente, mas é cobrado para obter recursos adicionais)
- Suporte: Linux, MacOS, Windows
- Site Oficial: http://www.lwks.com/
- Visão Geral
7 – LiVES
LiVES é um editor de vídeos que possui muitas funcionalidades e recursos especiais. Através dele, você pode importar vídeos de diversos formatos, modificando-os como desejar.
- Licença: GNU GPL
- Suporte: Linux, MacOS, Windows
- Suporte a vídeos importados do YouTuBe
- Site Oficial: http://lives.sourceforge.net/
8 – OpenShot
OpenShot é um editor de vídeo para Linux. Com ele você pode adicionar facilmente sub-títulos, transições e efeitos, e, em seguida, exportar o seu filme para DVD, YouTube, Vimeo, Xbox 360, e muitos outros formatos comuns. Sua interface amigável facilita as tarefas como as de cortar e redimensionar vídeos.
- Licença: GNU GPL v3
- Possui suporte para muitos formatos de vídeo, áudio e imagem (com base no FFmpeg)
- Zoom Digital
- Suporte a efeitos de animações 2D/3D (títulos)
- Site Oficial: http://www.openshot.org/
9 – Pitivi
O aplicativo é escrito em Python, e usa o GStreamer para importar e processar arquivos multimídia. Ou seja, Ele pode fazer bastante coisa, de processamento de som em tempo real até reprodução de vídeo. Ele possui um modo de visualização avançado que permite que se edite vídeos de maneira mais profissional e precisa.
- Licença: GNU LGPL
- Suporte a efeitos de áudio e vídeo
- Site Oficial: http://www.pitivi.org/
- Portifólio
10 – Shotcut
- Licença: GNU GPL
- Suporte: Linux, MacOS, Windows
- Site Oficial: http://www.shotcut.org/
- Lista com todas características: http://www.shotcut.org/bin/view/Shotcut/Features
Bônus – Clipchamp
Editor de vídeo online com excelente suporte ao Linux.
- Site oficial: https://clipchamp.com/pt-br/video-editor/
- Lista com todas as funcionalidades: https://clipchamp.com/pt-br/whats-new/
Bônus – Veed
Outro excelente editor de vídeo online com suporte ao Linux.
- Site oficial: https://www.veed.io/
- Lista com todas as funcionalidades: https://www.veed.io/tools
Bônus – PROMO
- Site oficial: https://promo.com/for/video-editor
Bônus – FlexClip
O FlexClip permite que você crie vídeos impressionantes para fins pessoais ou comerciais sem nenhuma curva de aprendizado. É baseado na web e compatível com Linux.
Website Oficial: https://www.flexclip.com/pt/
Lista com todos os recursos: https://www.flexclip.com/tools/
Kdenlive, I S2 You 😀
Já utilizei todos. O mais profissional e completo sem dúvidas é o LightWorks. Mesmo assim, nós usuários Linux ainda estamos carentes de um editor de vídeo que seja tão bom quanto o Final Cut da apple. A verdade tem que ser dita. Doa a quem doer.
Os melhores são o Final Cut Pro e o Adobe Premiére. LightWorks ainda não é tão bom, mas chega perto.
Sim a verdade tem que ser dita…. o problema e solução as vezes não é o programa e sim quem usa ele, profissional e quem realmente entende do assunto consegue fazer coisas com programas simples que os pseudos profissionais que usam Final “Cuti Cuti” não sabem fazer vlw flw
praticidade… velocidade… confiança… compatibilidade… etc…
Ex: vc pode fazer miséria no ms paint, mas vai demorar mais do que num outro aplicativo…. sacou? vlw flw
Olá!
Pow, postagem perfeita!
Trabalho com gravação de Screencast, e ainda estamos procurando um substituto para o Camtasia, um editor simples mais que renderize os vídeos com qualidade.
Seu artigo já deu uma grande ajuda!
Obrigado!
no post diz que o kdenlive tem suporte ao windows, ta certo isso mesmo ? pq eu não encontro a versão windows no site dele.
Foi um erro. Obrigado por reportar
3 anos depois eles disseram que pretendem portar pro windows também. heuheuhuee. mas sabe se lá quando.
O Cinelerra não possui versão para windows..
O kdenlive nao suporta mp4 nativamente? Não consigo abrir nada aqui…
É um programa meio bosta mesmo
Você precisa instalar os CODECS non-free após a instalação do sistema operacional! outra dica é instalar o frei0r (Plugins)! O kdenlive é muito útil, já me surpreendi bastante e já cheguei a produzir um documentário inteiro no ano passado usando ele! Atualmente uso o CINELERRA para edições mais detalhadas e o kdenlive para edições menos detalhadas!
Excelente post! Sabe de algum programa que faça edição de audio? Vou montar um podcast e preciso de um programa que dê para pelo menos colocar 3 faixas de audio em um projeto.
Eu usava o sony vegas no windows, embora ele seja um editor de video, é era excelente para editar audio tbm!
Editar audio = Audacity
conheço o audacity…uso ele apenas para gravar e limpar o audio. Gostaria de um programa mais amigavel para cortar a trilha, juntar os espaços…
Eu uso um conjunto de softwares no meu homestudio. O QJackCtrl (Para controlar todo áudio do computador), Ardour (Magnífico editor de áudio), Audacity (editor de áudio, para trabalhos mais simples).
***Uma dica: O UBUNTUSTUDIO vem com uma série de programas já instalados e configurados para áudio, vídeo e imagem, você pode começar por ele, é ótimo para aprender. Com um tempo você vai percebendo alguns probremas no sistema! Se você quiser um sistema mais solido, use o Debian com o ambiente gráfico XFCE (Consome muito menos RAM do que o ambiente GNOME). Na verdade, o desempenho dos softwares vai depender tanto dos hardwares do seu computador quanto principalmete das configurações do seu sistema operacional, procure utilizar distribuições linux com um longo suporte! Abraço e boa sorte!!! 😉
Opa! Vlw pelas dicas. Já tenho um pouco de conhecimento com edição de audio. Só que quando eu editava, eu usava o Sony Vegas para cortar o audio, trilhar, BG…enfim…a edição final…porém no Windows. O Audacity eu usava apenas para capturar e limpar o audio e fazer balance etc…para corte de audio o Audacity é terrivel.
Como abandonei o windows, estou usando Debian 8 com Gnome e estou a procura de um software que tenha pelo menos a usabilidade que o Sony Vegas tem em cortar áudios.
Esse Ardour, é bom mesmo? Nunca tinha ouvido falar dele.
Abs o/
O Kdenlive também trabalha com áudio da mesma forma que o Sony Vegas, aplica efeitos, etc..
Com qual deste eu consigo gravar a tela do computador (com audio) para fazer uma video aula?
Eu também gostaria de saber isso. Poderia até pagar por um curso que explica-se isso, pois gostaria de criar umas aulas na área de matemática e/ou fisicia.
O programa RecordMyDesktop é excelente também para fazer vídeo aula… dê uma olhada nesse programa… eu uso e recomendo!!!
nao se esqueca do kazam
simple screen recorder (só grava) ai vc edita com um destes do post.
Gente, nunca consegui rodar o Cinelerra, mesmo seguindo os passos do manual official, sempre dá merda. Minha alternativa foi ir pro Kdenlive, mas ele dá uns probleminhas tosco as vezes. Vou tentar os LightWorks… Alguém sabe se alguma coisa já mudou nesse cenário? Quem sabe surgiu algo bacana…
Valeu! 😉
Se você está tentando compilar o cinelerra, pode ter dores de cabeça mesmo. Dependendo da distribuição, há pacotes binários do Cinelerra de fácil instalação. O Cinelerra é excelente, tão bom quanto o Lightworks.
Hoje em dia, muitos usam o Blender como editor de vídeo
Olá. Bom post, parabens, Pessoal, eu gostaria de saber qual desse é o mais simples para um simples tarefa, inserir uma logo no video, tenho logo em PNG de fundo transparente e quero simplesmente jogar sobre o videos, smente isso, to usando o windows em dualboot apenas para fazer isso no virtualdub em um click
Olá! Alguém saberia me informar qual dos programas free tem o formato simples de edição (mas com vários recursos) mais parecido com o Wondershare Filmora? Achei ele bem fácil de usar. Desde já, obrigada!