GAMBAS é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para Linux que tenta reproduzir a facilidade de uso do Visual Basic. O principal desenvolvedor do Gambas é o francês Benoit Minisini, mas conta com a ajuda de outros desenvolvedores. Está licenciado sob a GPL 2. No site oficial, eles dizem que o “Gambas quase significa BASIC”, fazendo um trocadilho com as similaridades oferecidas por essa IDE Linux; pois foi desenvolvido para que houvesse algo como o Visual Basic da Microsoft (“but it is NOT a clone !”). Inclusive pudesse migrar projetos VB para o Gambas. Sendo assim, para contornar a maior dificuldade em usar o GAMBAS, que é a falta de documentação em português, foi criada a Comunidade BR GAMBAS. Seu objetivo principal é ser referência, do GAMBAS, na língua portuguesa.
Caso tenha interesse em participar da Comunidade, veja o que o administrador da Comunidade Deyson Thomé diz a respeito:
Como Participar da Comunidade Gambas Brasil
Pessoal, esse site é o nosso ponto de encontro. Quem tiver material sobre o GAMBAS, como tutoriais, dicas ou outros, pode e deve trazer e postar aqui. Peço a todos que se registrem, pois acho interessante saber quantos somos os interessados em apredender e usar essa excelente ferramenta, que nos permite criar programas para vários fins com simplicidade e eficiência.
Peço a todos que participem da Comunidade como amigos e cooperadores, que todos se tratem com respeito e consideração, lembrando que o que nos traz a um site como esse são duas palavras, APRENDIZADO e COMPARTILHAMENTO.
O BR GAMBAS , Comunidade Gambas Brasil, não se limita ao Brasil, mas está aberta e disponível a todos os usuários ou interessados em aprender e a contribuir na divulgação do Gambas independente do país de origem e de seu idioma, vale a boa vontade.
Partcipem, teremos o FORUM GAMBAS e proponho também, espaços para desenvolvimento de projetos em grupo. Caso alguém precise desenvolver uma solução com Gambas, irá apresentar as necessidades, criar um projeto e quem puder ajudar irá se envolver no projeto dando sugestões e explicando os códigos, inclusive acho que esse é um modo prático para aprendizado.
Fonte: Deyson Thomé via http://www.brgambas.com/node/1
INFORMAÇÕES
Pelo nome achava que o mascote não seria uma lagosta… hehe.