A Microsoft anunciou que no dia 8 de abril de 2014 encerrará o suporte ao Windows XP. Lançado em 2001, isso implicará no fim das atualizações de segurança oficiais enviadas pela Microsoft. Diante dessa situação, é notório que isso aumentará os ataques a esse sistema que, em muitos empresas, ainda é usado para realização de tarefas importantes. Portanto, se você está usando ou trabalha em alguma empresa/instituição que adota o Windows XP, você precisará ler esse artigo; pois mostrarei 4 alternativas para ele, ao invés da aquisição de novas versões de sistemas da família Windows (7 ou 8).
CONTEXTO
O suporte termina em breve
Em 8 de abril de 2014, o suporte e as atualizações do Windows XP não estarão mais disponíveis. Não deixe seu computador desprotegido.
[…] Por isso, após 8 de abril de 2014, não haverá mais assistência técnica para o Windows XP, nem mesmo atualizações automáticas que ajudam a proteger o computador. […] Se você continuar com o Windows XP após o término do suporte, seu computador continuará funcionando, mas poderá ficar vulnerável a vírus e a riscos de segurança.FONTE: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/end-support-help
Esses trechos foram extraídos do site oficial da Microsoft, dando uma explicação sobre o fim do suporte ao Windows XP.
Como solução a Microsoft propõe a “Atualização do seu computador”, ou seja, adquirir a versão mais nova da Microsoft; o Windows 8. Contudo, devido as exigências de processamento, nem todos os computadores que rodavam o Windows XP conseguirão executar a versão mais atual do Windows (devido aos requisitos mínimos).
Outra sugestão, proposta pela Microsoft, seria a compra de um novo computador (mais robusto e mais caro):
Se o seu computador atual não pode executar o Windows 8.1, está na hora de comprar um novo. Explore nossa grande seleção de novos computadores. Eles estão mais eficientes, leves e estilosos do que antes
FONTE: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/end-support-help
ALTERNATIVAS AO WINDOWS XP
Portanto, caso você não tenha condições para seguir estas sugestões da Microsoft, recomendo que acompanhe as 3 alternativas ao Windows XP que proponho.
LUBUNTU
Indicada por sua leveza e seu alto desempenho em PCs com baixo processamento. O Lubuntu tem como ambiente gráfico o LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo. Em resumo, o Lubuntu pode alcançar objetivos principais para substituir o Windows XP.
NETRUNNER OS
O Netrunner OS é uma distribuição alemã baseada no Kubuntu. Ela usa os mesmos pacotes que o Ubuntu e Debian e possui o ambiente KDE por padrão. Altamente personalizada com aplicativos extras, codecs multimídia, plugins Flash e Java, e um excelente interface (bem próximo aos usuários do Windows XP). Por fim, o Netrunner vem com praticamente tudo o que um usuário de computador necessita, como por exemplo: Libre Office (Suite Office), VLC ( Player Multimídia), Kdenlive ( ferramenta para edição de vídeo), Synaptic ( gerenciador de pacotes), GIMP (Editor de Imagem), Virtualbox ( emulador de máquinas virtuais) e mais…
PCLinux OS
O PCLinuxOS é derivado do Mandrake e foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objetivo de ser fácil de usar e que conseguisse aumentar o desempenho do sistema. Assim, o principal objetivo do sistema é ser uma distribuição fácil de usar, oferecendo um LiveCD com um ambiente de trabalho personalizado, que pode ser instalado no HD. O PCLinuxOS está disponível com interfaces diferentes, dependendo de suas necessidades: KDE Desktop (padrão), LXDE Desktop, XFCE Desktop, Gnome Desktop Mini Zen, Enlightenment Desktop, OpenBox Desktop e Gnome Desktop.
ZORIN OS
Zorin OS é a combinação da robustez dos sistemas Ubuntu com a aparência gráfica do sistema Windows. E essa última característica aumenta as chances, dessa distro, em ser uma grande opção para o Windows XP. Além disso, ele é rápido, seguro e fácil de usar. A grande jogada desta distribuição é permitir a personalização do sistema, isto é, o usuário pode escolher entre diversas interfaces, incluindo modelos muito semelhantes ao Windows 7 e Windows XP. O Zorin OS também pode executar aplicativos do Windows através do WINE ou do PlayOnLinux, que já vêm instalados nativamente.
Zorin é perfeito. Fácil de usar e tem excelente suporte. Mais que indicado.