As principais técnicas de proteção a leitura e escrita, e até a remoção, de seus arquivos no sistema Linux podem ser feitas sem a instalação de softwares adicionais. Caso você queira restringir uma ou todas essas operações (leitura, escrita, remoção), basta você usar ferramentas definidas por padrão nos sistemas Linux.
I – ENCRIPTANDO SEUS ARQUIVOS
A ferramenta GnuPG é a implementação livre do protocolo PGP, responsável pela segurança e encriptação de arquivos no disco rígido. Portanto, pode ser utilizado como base de diversos aplicativos que necessitam segurança. Sendo assim, o GPG permite rapidamente você encriptar e descriptografar seus arquivos no Linux, sem precisar de complexos procedimentos:
Basta executar no terminal no Linux os seguintes comandos:
E para descriptografar:
II – PROTEGENDO SEUS ARQUIVOS CONTRA REMOÇÃO
Caso você deseje que outro usuário do sistema Linux, e até mesmo o usuário “root”, não possa remover seu arquivo; será preciso adicionar o atributo (i – imutável) no arquivo escolhido. Com esse atributo definido no arquivo, ele não poderá ser removido, renomeado e nem sobrescrito. Lembrando que esse atributo apenas funciona em sistemas de arquivos ext2, ext3 e ext4; e que apenas o usuário “root” poderá removê-lo.
Para remover esse atributo, execute:
III – PROTEGENDO SEUS ARQUIVOS CONTRA LEITURA/ESCRITA
Agora se você deseja que outros usuários do sistema não tenham permissão de leitura ou escrita sobre determinado arquivo, basta você executar o comando abaixo:
Para refazer a operação basta executar o comando: