O projeto Fedora vem anunciando faz algum tempo que o “YUM” – Gerenciador de Pacotes rpm – será substituído pelo “Dandified Yum” (DNF). Todos os esforços para mudar o YUM pelo DNF, começou por volta de janeiro de 2012; quando ele virou um fork do próprio YUM. Inicialmente, o gerenciador de pacotes DNF foi disponibilizado para uso experimental no Fedora 18; contudo com um cronograma já definido para alterá-lo definitivamente, como gerenciador de pacotes padrão, na versão 22 – lançamento da versão final no dia 26 de maio de 2015.
Contextualizando
O Yellowdog Updater, Modified ou conhecido também como YUM é uma ferramenta utilizada para gerenciar a instalação e remoção de pacotes em distribuições Linux, que utilizam o sistema RPM. É um gerenciador de pacotes de arquivos similar ao APT que lida automaticamente com dependências computando-as e resolvendo o que deve ser feito para tratá-las.
O YUM é padrão em todas distros que utilizam o sistema RPM da pacotes. No caso do Fedora, desde a versão 18 que a mudança do YUM pelo DNF aparece como possibilidade concreta. O DNF, por ser um fork do próprio YUM, tem foco principal resolver alguns problemas do seu antecessor, como:
- a documentação falha e por vezes confusa;
- falhas no algoritmo de resolução de dependências e;
- o fato de que algumas funções internas do código do YUM não estarem habilitadas a passar pelo processo de refactoring, o que dificulta a manutenção do projeto;
- E mais…
Na prática, o DNF apresenta melhor desempenho e menor consumo de memória nas buscas, verificações de atulizações e na resolução de dependências.
Por fim, o DNF usará as mesmas sintaxes do Yum, porém em back-end ele usa algumas bibliotecas específicas, como a libsolv e a hawkey.
Conforme notícia dos desenvolvedores, eles estão trabalhando para aprimorar a experiência do usuário, portando plugins do YUM, desenvolvendo um plugin específico para migração, que vai importar pacotes instalados, grupos e outras configurações do YUM para o DNF e aprimorando a interação do usuário final para que a mudança não seja traumática.
Mão na massa
Caso você esteja usando uma versão do Fedora, anterior a 22 (até 26 de maio de 2015 na versão beta) e superior a versão 18, você pode instalar o DNF através do comando (como root):
O gerenciador DNF funciona de forma muito semelhante ao YUM. Para instalar um pacote, você deve executar (como root):
# Procurarando por um pacote
# Atualizando todos os pacotes instalados atualmente
# Removendo um pacote
# Obtendo mais informações sobre determinado pacote
“O YUM é padrão em todas distros que utilizam o sistema RPM da pacotes.”
Errado. O yum é usado somente nos Fedora, Red Hat (e derivados como o CentOS). O fato de uma distribuição usar rpm não implica o uso do yum.
O Conectiva Linux mesmo usava rpm e o apt (adaptado para rpm), o Mandriva/Mageia usa rpm e urpmi e o OpenSuse/Suse usa rpm e o zypp.
Tava muito bom com o yum, pra que mexer no que já ta bom?
yum péssimo!!! dnf mto melhor!!!
Bom dia.
Nos meus testes pessoais, o DNF deixou o YUM comendo poeira, literalmente. Mas remanesce um problema, a ser debelado pelo pessoal desenvolvedor:
Meu Único Problema Com O DNF, Até Agora (Michael Larabel, Phoronix).
Não ficou clara qual a abordagem dos desenvolvedores, com relação a isso, mas, particularmente já tenho o DNF como o meu Gerenciador de Atualizações. Fiquei mesmo pasmo com relação à velocidade de resolução de transações (Fedora21, x64).
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.
Obrigado pelo seu feedback
Bom dia.
Não precisa agradecer. Este é o nosso quefazer: ajudar a divulgar e a promover o SL.
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.