Parece ontem, mas faz algum tempo que a Valve liberou o Steam para Linux – mais de 6 anos. Na época, tiveram muitas especulações, rumores e notícias desencontradas sobre a liberação de jogos na plataforma da Valve; mas felizmente o Steam foi liberado para o Linux, inicialmente com 39 jogos – alguns como: World of Goo e Serious Sam 3.
Deixando um pouco esse lado nostálgico, o lançamento do Steam para o Linux, com certeza, foi um passo importante – principalmente para os amantes de games, pois foi disponibilizado, com rapidez e facilidade, jogos conhecidos e de qualidade. Sendo assim, se você não acreditava no surgimento de um segmento de games para Linux e agora pretende jogar usando ele; recomendo encarar esse universo agora mesmo.
Jogos no Linux
Sem sombra de dúvidas, este foi o primeiro e grande passo para que as empresas começassem a portar mais de seus jogos e programas para o sistema Linux, culminando no fim da velha desculpa de que não há bons programas no Linux.
Logo no começo, 1,5 mil (hum mil e quinhentos) jogos de Steam estavam disponíveis para o Linux; quase 20% do total de jogos disponibilizados na época. Contudo, mesmo com um número bem menor do que nos outros SOs (Windows – 6,464 jogos / OS X – 2,323 jogos), esses dados eram relevantes, porque o Linux possuía pouco tempo (quase 2 anos) de compatibilidade com o Steam.
Em seguida, a variedade e a qualidade dos jogos aumentaram (mesmo tendo a maioria categorizados como indies “desenvolvimento independente”) incluindo: DiRT Showdown, Company of Heroes 2, Metro 2033 e Metro Last Light, Counter-Strike: Global Offensive, Team Fortress 2, Football Manager 2015, The Witcher 3 Arkham Knight, Payday 2, Hotline Miami 2 Dota 2, BioShock Infinite e outros.
Mas, em 2018, a Valve fez mais um lançamento impactante para o universo de jogos no Linux: o Proton como novidade do Steam Play. Basicamente, ele é uma versão modificada do Wine que oferece compatibilidade com os títulos dos jogos para Windows.
Conforme anúncio oficial do Proton, desde 2016 a Valve está se esforçando para melhorar a qualidade e desempenho de soluções de compatibilidade do Windows com os jogos do Steam.
Proton – a revolução dos jogos no Linux
Com o Proton, jogos do Windows, que atualmente não têm versão para Linux, poderão ser completamente instalados e iniciados diretamente dos clientes Steam para Linux com Steamworks nativo e suporte ao OpenVR. Assim, as implementações do DirectX 11 e 12 agora são baseadas em Vulkan, resultando em um jogo com melhor compatibilidade e menor impacto de desempenho.
Além disso, o desempenho de jogos “multi-segmentados” também foi aprimorado ao compará-lo com a versão básica do Wine. Por isso, podem existir jogos, usando DRM complexo e sistemas anti-fraude, que apresentem dificuldade de compatibilidade ou nunca serão compatíveis para rodar em Linux via Proton. E, por fim, qualquer jogo do Windows instalado no Linux detectará automaticamente qualquer controlador que o Steam suporta atualmente, do próprio Steam Controller da Valve, bem como os controladores PS3 Dualshock, Xbox One e Nintendo Switch Pro.
Atualmente
Em 2019, depois de 1 ano do anúncio do Proton, onde jogar milhares de jogos exclusivos do Windows no Linux, usando seu cliente Steam, era impossível; hoje existem mais de 6.000 desses jogos no Steam graças a uma pequena solução brilhante chamada Proton – números surpreendentes quando você vê todo esse histórico de preconceitos e dificuldades mudar 🙂
Quer jogar jogos como Nier: Automata, No Man’s Sky, Wolfenstein II: The New Colossus, Monster Hunter World, The Witcher 3, GTA V, Elder Scrolls Online ? Basta instalar o Steam na sua distribuição Linux preferida e clicar em Instalar \o/ Você não precisa comprá-lo, novamente – e nem o download novamente. Já o instalou na sua partição do Windows? Basta apontar o Steam para sua biblioteca de jogos no Windows e o cliente sairá e buscará os arquivos de compatibilidade necessários.
Mas, conforme o ProtonDB, site de estatísticas não oficial da ferramenta da Valve, que coletou relatórios de aproximadamente 9.000 dos mais de 30.000 jogos disponíveis no Steam para Windows, concluiu que 6.000 são considerados “jogáveis” no Linux. De qualquer maneira, um excelente número \o/
Sendo assim, com mais melhorias a caminho, a biblioteca de jogos que podem ser executados com o Proton só tende a crescer, especialmente com a chegada no futuro do suporte para os sistemas de anti-fraude Easy Anti-Cheat e BattlEye, conforme LinuxBuzz.
Referências
– ProtonDB – site de estatísticas não oficial da ferramenta da Valve
– Anúncio do Proton
– Anúncio Steam para Linux
– GitHub Proton
– Mais de 6K de jogos do Windows no Linux
Realmente o games para Linux melhoram e muito…
Eu uso Linux há 10 anos, mas também sou gamer, infelizmente ainda preciso ter o Windows 10 instalado, para Jogar meus games preferidos, e para fazer trampos de designer. O lance da Steam foi um grande passo, porém, ainda esta muito longe de ser equiparável ao Windows em relação de games, tenho um PC top para games, e já instalei vários games nos dois sistemas operacionais para testar, e no Linux ainda roda de uma forma muito inferior, sem excessão, todos os games dão pequenas travadas, não roda lisos iguais no Windows, mas isso é o fato do Direct X e vários outros complementos que o windows usa, Visual C++, Runtime, DirectX 12, e tantos outros que beneficiam os games, e não existe ainda equivalente no Linux.