Essa lista traz os principais programas reprodutores de áudio (players de música) para Linux. A lista é extensa. Diante disso, por qual motivo não podemos pensar quais seriam os melhores ou o melhor player de música para Linux? Assim, sabendo que cada um tem sua própria escolha e preferência segue lista com alguns reprodutores disponíveis para o pinguim 😉
1 – Amarok
Amarok é um programa multi-plataforma de código aberto, escrito em C ++ ( Qt ) e licenciado sob a GNU Public License. Ele pode tocar arquivos de mídia em vários formatos , bem como: FLAC, Ogg , MP3 , AAC, Musepack etc. Além de reproduzir uma coleção off-line , pode fazer streaming de música on-line e integração com vários serviços online, como : Magnatune , Jamendo, MP3tunes , Last. fm e Shoutcast .
Instalação
2 – Clementine
Lançado em fevereiro de 2010, Clementine também é um software de multi-plataforma. Ele também é escrito em C ++ ( Qt ) e é liberado sob a licença GNU General Public. Com recursos quase idênticos aos do Amarok, ele fornece algumas funcionalidades adicionais, bem como: controle remoto usando o dispositivo Android , Wii Remote , MPRIS ou interface de linha de comando.
Instalação
3 – Tomahawk
Tomahawk é software multi-plataforma open source lançado em março de 2011. Ele também é inteiramente escrito em C ++ ( Qt ) e liberado sob a licença GNU General Public. Ele é leve e concentra-se na agregação de música a partir de todas as fontes; bem como armazenamento local, de rede e serviços de streaming. No que diz respeito à interface do usuário, tem o iTunes como estilo principal. Além disso, ele fornece acesso a vários serviços de música como: Spotify , Youtube, Jamendo, entre outros.
Instalação
4 – Lollypop
Lollypop é um reprodutor de músicas para Gnome, software livre hospedado no github. Ele é inteiramente escrito em Python e GTK3. É muito leve e tem uma muito boa aparência. É capaz de reproduzir mp3, mp4, Ogg e FLAC. Apresenta o recurso de ler a biografia do artista, informações coletadas do Last.fm ou Wikipedia; e as letras de do Wikia.
Instalação
5 – Spotify
É um serviço de streaming de música comercial, podcast e vídeo. É um serviço multi-plataforma que está disponível em quase todas as plataformas. Lançado em outubro de 2008 por uma startup sueca, que possui mais de 75 milhões de usuários.
Instalação
6 – Exaile
Um reprodutor de música multi-plataforma, com último lançamento em novembro de 2014. Ele usa Widget GTK + toolkit Qt e é escrito em Python. Possui uma interface de usuário simples, mas atraente. Muito semelhante ao Amarok, pois possui a maioria de suas funcionalidades.
Instalação
7 – Juk
Outro reprodutor de áudio multi-plataforma projetado para sistemas Unix-like e Windows. O JuK foi lançado em fevereiro de 2004. Ele é escrito em C ++ e liberado sob GPL. Suporta a coleção de arquivos de áudio de formatos como : MP3, Ogg Vorbis, FLAC.
Instalação
8 – Audacious
Audacious é um reprodutor de áudio software livre com foco em baixa utilização de recursos, alta qualidade de áudio e suporte a uma ampla variedade de formatos. É desenvolvido primariamente para sistemas POSIX como Linux e unix-like, com suporte limitado ao Microsoft Windows.
Instalação
9 – Rhythmbox
Rhythmbox é um reprodutor de áudio que ajuda a organizar músicas digitais. Originalmente inspirado no iTunes, da Apple, ele é software livre de código aberto, projetado para trabalhar bem no ambiente gráfico Gnome usando o GStreamer como framework de mídia.
Instalação
10 – Qmmp Music Player
O Qmmp é desenvolvido com a biblioteca QT. A interface principal do usuário pode ser customizada usando as diversas skins disponíveis no site oficial. Ele é capaz de reproduzir MP3, Ogg e outros formatos de áudio. A lista completa de características podem ser encontradas aqui.
Instalação
Mais players aqui
soh uso o clementine por conta dos podcasts
Faltou um dos meus favoritos MOC Player
Faltou um que é muito bom também, o Banshee…
Eu particularmente não vejo muita diferença entre o Banshee e o Rhythmbox…
Mas daí sou eu, que não curto esse tipo de player mesmo, me acostumei com as possibilidades que o Amarok oferece.
O Amarok realmente é muito bom, se eu não me engano o Banshee e um fork do Rhythmbox, não sei, acho que já lí em algum lugar falando sobre, por isso a semelhança
Um ótimo post!
Melhor relação de players que encontrei.
Só uma correção o Amarok tem sim controle remoto via Android, mais de um na verdade só ir nas configurações > Scritps escolher entre AmaroKontrol ou AmarokRC, instalar o App respectivo na Play e configurar a IP e porta….
(entretanto isso no Clementine é bem mais intuitivo).
E ainda sobre controles remotos via Android temos o KDE conect que é muito simples, e melhor, onde você controla os players de musica e volume além do ponteiro do mouse independente do ambiente gráfico.
E uma sugestão de matéria, caso ainda não tenham feito é sobre o equalizador de áudio o PulseAudio Equalizer (talvez tenha outros bons) esse soft faz muuuuuita diferença. Amarok + PulseAdio primeira coisa que instalo numa distro nova hehe.
Obrigado pelo feedback e sugestão 😉
Poxa, fui instalar o Lollypop e tá aparecendo a seguinte mensagem: “E: Impossível encontrar o pacote lollypop”, algum dica? Já executei “sudo apt-get install update” antes, mas não rolou mesmo assim… Valeu