Criado em 2009, não há como negar que o Minecraft é um dos games mais jogados no mundo. Por ser multiplaforma, escrito em Java, ele é baixado em diversos sistemas; inclusive o Linux. Infelizmente, o game não é open source e, consequentemente, não está com o código fonte disponível ao público em geral. Entretanto, devido a popularidade do Minecraft, muitos desenvolvedores tentaram recriar o jogo; contudo como software de código aberto. Assim, caso você tenha ficado interessado, segue lista com 5 alternativas open source ao Minecraft.
Os melhores emuladores de consoles para Linux
Minetest
Minetest é, provavelmente, a alternativa mais completa para Minecraft. Ele suporta multiplayer e apresenta uma série de geradores do terreno, e um número de diferentes biomas padrão. Ele também possui uma API muito fácil de usar para a criação de mods em Lua. Minetest é open source e está baseado sob a licença LGPL. É escrito principalmente em C ++, por isso é bastante rápido em comparação com alguns outros escritos em linguagens de script. Minetest roda em Windows, OS X, Linux, Android, FreeBSD, e possivelmente outros sistemas operacionais também.
Terasology
Terasology é escrito em Java e é disponibilizado sob uma licença Apache 2.0. Ele oferece uma mecânica semelhante ao Minecraft, na qual pode avançar partindo e colecionando todos os tipos de blocos, utilizando-os para construir estruturas, armazenar no seu inventário, etc. É um impressionante jogo ‘caixa de areia’ (sandbox), pois é gratuito e aberto; e oferece excelente gráfico e som.
3 alternativas open source para o Google Analytics
Voxelands
Voxelands é um jogo de construção sandbox baseado no Minetest. Dentro do jogo você pode construir estruturas, obras de arte, entre outros. Tudo isso, em modo multiplayer ou singleplayer. Open source, liberado sob licença GPL
TechCraft
TechCraft é um game inspirado no Minecraft. É escrito em C#. É open source sob a Microsoft Public License. Foi escrito para suportar um jogo chamado Xenogalaxies, mas é utilizado por outros projetos também.
Craft
Craft é outra opção ao MineCraft de código aberto. A engine é construída em C e usa OpenGL para renderização. Ele usa algoritmos simples para geração de terreno e outras tarefas, e tudo é armazenado em um banco de dados sqlite3. Há também um servidor multiplayer baseado em Python que vale a pena testar. É liberado sob licença MIT.
Seguem mais alternativas!
Só faltou listar o TrueCraft (https://truecraft.io), uma implementação do Minecraft beta 1.7.3.
Uso o Minetest multiplayer, servidor em Linux, clientes em Linux, Windows e Android.