Está disponível para Linux um novo cliente de e-mail, open source, chamado N1 da Nylas. Portanto, seguem as principais características e procedimentos de como instalá-lo na sua distro Linux.
Contextualizando
Há algum tempo, a Mozilla Foundation anunciou que vai reduzir o apoio ao Thunderbird e aumentar o tempo de desenvolvimento para o Firefox. Considerando que, durante anos, o Thunderbird tem sido o cliente de e-mail desktop mais completo para Linux, esse anunciou causou uma preocupação no que diz respeito a novas atualizações e funcionalidades do aplicativo.
Felizmente, há um novo cliente de email surgindo no mundo open source. Denominado N1, desenvolvido pela Nylas.
Características
N1 é um cliente de e-mail open source extensível e moderno, que oferece uma facilidade de uso que o Thunderbird, talvez, não ofereça. Foi desenvolvido como alternativa viável ao Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird; inclusive ao Microsoft Exchange 😉
A lista de recursos do N1 incluem uma interface de usuário moderna e apenas recursos suficientes para torná-lo utilizável para qualquer um. Entre outros recurso, estão inclusos:
22 aplicações científicas para Linux – Eletrônica, Estatística, Física e mais
3 programas para gestão financeira pessoal no Linux
- Multiplataforma: N1 pode trabalhar com o Gmail, Yahoo, iCloud, Microsoft Exchange, IMAP, e mais; bem como rodar em Linux, Windows e Mac;
- Modo offline
- Criação de seus próprios plugins – framework Javascript;
- Modo tela cheia (full screen);
- Suporte à múltiplas contas;
- Layout multi painéis;
- Integração notificações (funciona com a maioria dos sistemas de notificação);
- Função Respostas rápidas (reply);
- E outras…
A moderna interface gráfica do Nylas N1 é capaz de integrar-se bem com o desktop popular, bem como: Linux, Microsoft Windows e ambientes Mac. Compreende muitas personalizações e temas; e especialmente, por exemplo, expandir suas funcionalidades através de extensões dedicadas (existe um plugin que permite traduzir os e-mails no idioma escolhido).
Outra característica interessante, é quando você utiliza um webmail (como o Gmail) a interface do Nylas N1 se adapta ao serviço online. Isso garante que as funcionalidades do webmail serão preservadas.
Instalação
Você encontra o Nylas N1 disponível para download gratuito diretamente em seu site oficial, em versões .DEB (Debian, Ubuntu e derivados) e .RPM (openSUSE, Fedora e derivados). Faça o download aqui.
No caso do Debian, Ubuntu e derivados, baixe o arquivo .DEB e salve-o em seu diretório ~/downloads. Abra o terminal e execute:
No caso do openSUSE, Fedora e derivados, baixe o arquivo .RPM e salve-o em seu diretório ~/downloads. Abra o terminal e execute:
Via | Linux.com
curtir pra caramba ele, bem promissor, mais não gostei do consumo alto de ram, para um simples gerenciador de email, mais é bem promissor
Esse cliente de email é open-source e legal, mas já viu onde eles armazenam seus e-mails?
O problema é a privacidade dos dados…
Ajude um usuário leigo, por favor: aonde ele salva os dados?
Eu estava preocupado com o Thunderbird pelo aviso extravagante do Google dizendo que ele não era seguro, em todos os casos, não consegui usá-lo por conta do design.
Os emails ficam armazenados na infra da empresa que desenvolve o programa. Complicado né?
Não estou conseguindo instalar temas nele. Na verdade nem aparece essa opção :/