Gamers Linux de plantão… a distribuição Linux SteamOS, destinada para jogos e desenvolvida pela Valve, terá suporte ao mais recente projeto que visa torna possível e real o mercado de games multiplataforma; a API Gráfica Vulkan. Publicado recentemente, meados de fevereiro/2016, o projeto Vulkan foi criado para ser concorrente open source e multiplataforma do DirectX 12 da Microsoft; além de revolucionar o universo de games para Linux.
Contextualizando
O Vulkan foi desenvolvido pelo Khronos Group – união de várias empresas, bem como: Nvidia, Valve, Intel, AMD, EA e muitas outras. Tecnicamente, o Vulkan representa uma API gráfica que será utilizada pelos desenvolvedores de chips gráficos/games para permitir que novos games sejam desenvolvidos multiplataforma (Android, Linux, Windows e possivelmente Mac).
Além disso, é um projeto open source capaz de oferecer ferramentas eficazes para o desenvolvimento multiplataforma. Contudo, tudo isso é novo ainda. O projeto foi liberado em meados de fevereiro/2016.
AMD simplifica – o que Vulkan?
SteamOS com suporte ao Vulkan
GPUOpen – a revolução dos drivers de vídeo para Linux
Quem disse que o Linux não tem suporte a bastantes jogos?
Nesse grupo, criado para desenvolver a API Vulkan – vide Khronos Group; a Nvidia saiu na frente 😉 O fato da Nvidia sair na frente dessa empreitada… apenas fortalece a fama da AMD em demorar nos lançamentos de drivers para Linux 🙁
Na última quinta-feira (25), o SteamOS 2.64 Beta – baseado no Debian 8 “Jessie” – foi lançado trazendo a nova versão do driver da NVIDIA com suporte à API Vulkan, a 355.00.28, recentemente liberado pela empresa.
Em outras palavras, SteamOs oferece suporte ao Vulkan quando usado com hardware Nvidia. A série GeForce, baseados em arquiteturas Kepler ou Maxwell da Nvidia irá apoiar Vulkan.
Por outro lado, a AMD ainda está trabalhando no novo driver compatível com o Vulkan – o AMDGPU. Esse novo driver irá substituir o atual e conhecido “fglrx”, pois o driver AMDGPU receberá apoio Vulkan e o driver “fglrx” não.
Mais novidades
Além disso, conforme o SoftPedia, o SteamOS vem com melhorias do suporte com fio para o controle PowerA XboxOne Mini e para hardware da Alienware. Como de costume, diversas correções de segurança foram implementadas nesta nova versão Beta do SteamOS, como também novas versões dos componentes libssh, libssh2, cpio e efivar, pacote que foi importado a partir dos repositórios do Debian Sid para corrigir um problema de inicialização que os usuários relataram em alguns dispositivos NVMe.
Outro componente do sistema que foi atualizado é o BlueZ, que é responsável por lidar com o Bluetooth, melhorando o suporte para o controle DualShock 3, da Sony.
Não uso o SteamOS, e agora?
Se você usa uma distro, diferente da SteamOs, você pode fazer o download do driver da Nvidia Linux Vulkan AQUI ou uma versão experimental da Intel do driver gráfico Vulkan, AQUI.