Em conferência internacional da Microsoft, a Build 2016, a empresa de Bill Gates anunciou, entre diversas outras novidades para seu sistema Windows 10, que o Bash do Linux rodará nativamente no Windows – isso mesmo!! A programação do evento está prevista até o dia 1 de abril (com começo no dia 30 de março); então não há chances de isso ser mentira, pois o anúncio foi hoje 😉
Contextualizando
Como o evento ainda está acontecendo (30/03 – 01/04/2016), não temos nada muito concreto ainda de como irá funcionar/acontecer tal façanha. Contudo, muitos jornalistas e especialistas da área estão presentes no evento e publicam constantemente em suas redes sociais o que está sendo discutido por lá:
Bash do Linux nativamente no Windows 10 ?!
Sim… inicialmente o bash rodando no Ubuntu sobre o Windows 10! A intenção da Microsoft é ter o Ubuntu rodando sobre bibliotecas básicas do próprio Windows, e sem substituir a interface gráfica – o foco seria um shell mais poderoso para desenvolvedores e usuários avançados, com versões nativas e bem integradas de utilitários como make, gawk e grep.
Saiba como executar comandos Linux no Windows
Conforme a Zdnet, esta integração poderá ser mais do que apenas executar o shell Bash no Windows 10 (rumores, pois o foco será o bash e outras ferramentas de CLI, bem como: awk e grep). Tanto que já existem programas capazes de permitir a execução de comandos Linux no Windows.
Assim, os usuários do Ubuntu serão capazes de rodar o Ubuntu simultaneamente com o Windows; não como uma máquina virtual, mas como uma parte integrada do Windows 10!! Mais detalhes serão revelados até o final da conferência Microsoft Build 2016.
Tecnicamente, a Microsoft vai fazer isso (permitir o Ubuntu rodando sobre o Windows 10) através do uso do LXC– um hypervisor de código aberto projetado especificamente para uso de containers em vez de máquinas virtuais (VMs). Conforme Zdnet, os frutos desse projeto são mais propensos a para o uso na Azure do que no Windows 10.
Microsoft anuncia SQL Server para Linux em meados de 2017
Via | ZDNET.com | ZDNET.com | THEVERGE.com
Não sei se estou muito certo em relação a este ponto de vista, mas na minha opinião a microsoft está a ficar com a corda ao pescoço com os lucros em decadência ano após ano, e visto os tempos que correm, cada vez mais aquele que costumava ser o consumidor final do windows, que o usava exclusivamente para navegar na net, fazer trabalhos escritos, apresentações, jogar, agora é um consumidor final que percebe de tecnologia, que se tornou desenvolvedor, e então segue pelo caminho do linux, por todas as vantagens que este oferece. Deste modo a microsoft com o LXC tenta recuperar esses fugitivos do windows de maneira a tentar estabilizar a sua situação financeira, que num orçamento a longo prazo se está a tornar ruim. Não sei se estou certo em relação ao que digo, alguém que me corrija se estiver a dizer besteira.
Tá nada ela ganha bastante dinheiro é com licenciamento de Server e Certificações…
Eu to achando que o Windows 10 na verdade eh um Linux e roda os programas Windows via Wine. rsrsrs
HAHAHA
Consegui fazer a instalação do Ubuntu nativamente no Windows 10. Porém o bash não tem acesso a internet.
Estou rodando comandos de ping e sempre retorna erro.
Como posso resolver isso?
Não sei se é uma boa ou má notícia. Eu prefiro muito mais bash e suas ferramentas do que powershell ou vbs. Mas microsoft + canonical juntas pode ser um prenúncio de lambanças e restrições no ubuntu.
O meu estava rodando mas agora ele abre fica com o cursos piscando e fecha sozinho,,,