Isso mesmo… comandos Linux no Windows 🙂 A paixão é tão grande que até no Windows você quer usufruir das vantagens do terminal Linux?! Assim, você usuário (iniciante ou não) que deseja se manter em sintonia com os principais/comuns comandos do Linux – quem nunca executou um ls em vez do print ?! 😉 – e não quer sair do Linux, nem mesmo quando estar no Windows; apresento dois programas que emulam comandos do Linux no Windows.
Por quê isso?
É muito comum usuários Linux recorrerem ao terminal Linux para executarem suas tarefas do cotidiano. Alguns, criam seus próprios comandos Linux que facilitam nas tarefas corriqueiras – isso mesmo, você pode criar seus próprios comandos no Linux também! Por outro lado, existem casos, mesmo não usando um sistema Linux, que requerem tarefas via terminal de comandos. Contudo, com comandos totalmente diferentes do habitual – Quem nunca executou um ls em vez do print ?! 😉
Não sabe o que um determinado comando Linux faz?! Deixa que o ExplainShell explica pra você
Saiba como criar seus próprios comandos no Linux usando Alias
Em paralelo a isso, é comum que muitos usuários (você ou outra pessoa conhecida) pensem algo assim:
“Estou querendo aprender sobre o Linux, mas não quero que o Windows saia da minha máquina”.
Diz aí… que tipo de usuário Linux você é?!
Por isso, para tentar atingir boa parte desse público de usuários foi criado ferramentas que emulam um ambiente Linux no sistema Windows; permitindo executar comandos Linux no Windows (os principais, pelo menos).
Cygwin e Cash
Cygwin e Cash são dois programas para esta finalidade.
O Cygwin é uma DLL que emula o Linux dentro do Windows. Junto com ele há uma série de programas Linux que rodam sobre esta “camada”, bem como: bash, sed, grep, gcc, vi e até mesmo o X. Todos funcionam normalmente no Cygwin, o que o torna uma ferramenta viável para o aprendizado de Linux. Na visão do Windows, é somente um programa (como outro qualquer) 😉
O Cash, não fugindo muito disso, promove tudo isso e mais um pouco ;-). Ele garante a reimplementação de utilitários Linux existentes, utilizando a última geração de JavaScript, chamado de EcmaScript 6. A proposta central do projeto é que você possa ser capaz de executar comandos básicos Linux no Windows, como se realmente estivesse no Linux. Por exemplo, executar “ls -l” ou “grep” para procurar alguma coisa nos diretórios do Windows.
O projeto Cash, em relação ao famoso e mais conhecido Cygwin, ainda está em fase de desenvolvimento. Mas, já contém uma série de utilitários Linux, incluindo cat, clear, echo, export, false, grep, less, mkdir e muito mais. Embora, não seja nem de longe completo (com todos os comandos existentes); mas tem o suficiente para permitir que você seja produtivo – segue lista com diversos novos comandos a serem implementados.
Outra diferença marcante entre os dois é que o Cygwin requer uma quantidade enorme de DLL’s, enquanto o Cash não!
Huh? Okay – think Cygwin, except: No native compiling, No ugly DLLs […]
Via | Fonte
Mão na massa
Instalação do Cygwin
Baixe o software aqui (32 ou 64 bits). Execute o .exe tradicional de sistema Windows 😉
Siga os passos naturais de instalação (Next >> Next …)
Por fim, mude as variáveis de ambiente do Windows e adicione ao final do PATH o valor:
Pronto! Abra o prompt de comandos do Windows e comece a executar comandos Linux. Para mais informações de instalação, acesse aqui e aqui.
Instalação do Cash
Como o Cash usa JavaScript, você precisa instalar o Node.js primeiro. Faça o download aqui. Depois, siga os passos naturais de instalação (Next >> Next):
Por fim, abra o prompt de comandos do Windows e execute:
Pronto! Execute comandos Linux normalmente 😉 Como sugestão, execute:
E veja a mescla de comandos do Windows com o Linux e observe a maravilha acontecendo \o/
Sugestões dos Leitores
3 – Babun (“a Windows shell you will love!”)
Via | MakeUseOf
Eu recomendaria também o Babun, http://babun.github.io/
Utilizo ele diariamente e não me deixa na mão. Ele é bem atualizado e tem como
baixar alguns pacotes do linux, como o tmux e o screen com um simples
“pact install “, além de outros.
Eu recomendo o seu uso à todos usuários do windows 🙂
Obrigado pelo comentário e sugestão! Adicionei ao post 😉
Estou testando essa possibilidade de usar o Ubuntu dentro do Windows 10. Tô apanhando um pouco, mas é assim mesmo. http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/04/como-instalar-e-usar-o-shell-bash-do-linux-no-windows-10.html