300 aplicativos livres e para Android 😉 Um trabalho realizado pelo professor Paulo Francisco Slomp e pelo estudante, do curso de Matemática, André Ferreira Machado. O projeto visa auxiliar o aprendizado em sala de aula, oferecendo ferramentas de tecnologia da informação. Em resumo, o projeto consta de uma coleta e sistematização de dados de mais de 300 aplicativos que podem ser utilizados para promover a aprendizagem – todos livres e para plataforma Android. O resultado disso foi a criação e divulgação da Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis.
Sugestão enviada pelo professor, da UFRGS, Paulo Francisco Slomp.
O objetivo é garantir dinamismo e auxiliar no aprendizado em sala de aula, abordando diversas matérias; bem como: Física, Geografia, Idiomas, Matemática, Química, entre outras. A tabela pode ser consultada por qualquer um e tem como foco professores, alunos e pais.
Conforme nota da imprensa da UFRGS, o professor explica que a listagem está organizada para que os usuários possam encontrar facilmente o que necessitam.
A tabela exibe inicialmente o ordenamento alfabético das áreas do conhecimento. Assim, professores de uma determinada disciplina poderão facilmente visualizar o objeto de seu interesse pela diferenciação das áreas por cores […]
Além disso, a lista dos aplicativos está categorizada conforme nível de ensino – Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior.
Como esse trabalho busca colaboração mútua, a Tabela Dinâmica Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis está disponível em formato wiki na Internet. Assim, qualquer contribuição poderá ser feita apenas com a adição de novos programas à lista; sem necessidade de pedir autorização aos idealizadores.
Professores, alunos, pais e demais internautas podem consultar as informações da tabela e podem também alterar seu conteúdo, corrigindo diretamente eventuais erros e imprecisões ou adicionando materiais, explica o professor.
A licença do conteúdo é Creative Commons CC-BY-SA, que permite a republicação e trabalhos derivados.
22 aplicações científicas para Linux – Eletrônica, Estatística, Física e mais
Top 10 versões derivadas do sistema Android
Além disso, todas as ferramentas mapeadas pelo projeto são do tipo software livre, que tem como características fundamentais o fato de a licença disponibilizar o código fonte para que possa ser utilizado, estudado, modificado e redistribuído pelos usuários. As principais licenças são GNU/GPL, BSD, MIT e Apache. Outra vantagem é que 99% dos aplicativos livres são gratuitos, o que também contribui para a democratização desses recursos.