Muitas ferramentas de linha de comando tem dezenas de opções/recursos, tudo bem documentado em seus manuais de uso. Algumas delas podem fazer coisas muito úteis quando combinadas com outros comandos. Assim, destaco a ferramenta de linha comando chamada cURL. Ela é útil para transferência de dados através de uma série de protocolos de Internet como HTTP (S), FTP, Telnet, LDAP, IMAP, POP3, SMTP, e muito mais. Sendo assim, conheça 6 recursos interessantes oferecidos pela ferramenta cURL.
Ferramenta cURL
O cURL e uma ferramenta de linha de comando para manipulação de URLs e transferência de dados. O principal benefício do cURL é que você pode usá-lo em arquivos shell scripts para automatizar a manipulação de URL’s. Ele suporta protocolos, como: FTP, HTTP, FTPS, TELNET, IMAP e outros.
Em termos simplificados, o cURL executa várias solicitações de um cliente para um servidor estabelecendo uma conexão entre eles por meio de um protocolo específico e seus métodos associados. Por exemplo, através de um cliente HTTP, o cURL pode enviar um pedido para ler ou fazer download de conteúdo (GET método de solicitação), ou postar conteúdo através de um formulário em um site (método de solicitação POST). Muitas aplicações e serviços web permitem cURL para interagir com suas APIs (application programming interface).
6 ferramentas para downloads de arquivos, torrents e websites via terminal
1 – Capturar informações do tempo
Onde, LOCALIDADE é o nome da cidade que deseja consultar.
2 – Gerenciador de downloads via HTTP
O cURL pode ser usado como um gerenciador de download; por exemplo, quando o download de vários arquivos de uma vez, ou quando você quiser fazer uma pausa.
Onde, -o renomeia o arquivo baixado e -C permite que o download seja continuado até mesmo se pausado (CTRL + C e retomado se executado o mesmo comando novamente.
3 – Gerenciador de arquivos via FTP
Como o FTP é suportado pelo cURL, você pode usá-lo como um cliente FTP simples para fazer upload e download de arquivos. Você pode procurar os arquivos em um servidor FTP, acessando os diretórios:
Para fazer o download, use o mesmo processo como feito no HTTP (download do arquivo README do FTP do repositório do Debian):
Por outro lado, alguns servidores FTP exigem autenticação antes de poder baixar arquivos. O cURL permite que você faça o login com a opção -u (usuário):
Além disso, você também pode fazer upload de arquivos para um servidor FTP com a opção -t (transferência):
4 – Verificar se website está indisponível
Onde, twitter.com foi o website monitorado e o resultado HTTP/1.1 200 OK representou o status OK.
Contudo, este método não é totalmente confiável, porque um site pode retornar um código de status indicando OK, no entanto, estará sem conteúdo quando você abrí-lo no navegador. Ainda assim, na maioria dos casos, deve corresponder à situação real, e que você pode saber o que está acontecendo.
5 – Expandir URLS encurtadas
6 – Revelar IP público
Outros comandos:
curl ipinfo.io
curl -s https://4.ifcfg.me
curl -s http://whatismyip.akamai.com
curl ifconfig.me
curl -s icanhazip.com
Via | MakeOfUse
Olá Ricardo!
Valeu por compartilhar esse conhecimento!
Pelo que eu entendi o cURL funciona de forma similar aos Bots no Telegram. É isso mesmo?