Open365: alternativa open source para o Microsoft Office 365

A solução proprietária da Microsoft para suíte Office na nuvem é uma boa opção. Contudo, imagine um solução open source capaz oferecer recursos similares e que atendam a maioria das pessoas. Além disso, usando projetos de Softwares Livre; como: o LibreOffice, KDE (Kontact), EyeOS e Seafile. Pois é, essa solução está prestes a se consolidar… denominada de Open 365 (bem sugestivo), a alternativa open source para o Microsoft Office 365 permitirá a criação de documentos online, trabalhar em colaboração e sincronização de arquivos entre diferentes dispositivos, usando o nosso navegador web.

Em estágio BETA

Open365 foi projetado para competir com o Google Docs e Office 365. É construído com o eyeOS –  um sistema para escritórios, de código aberto, gratuito e multi-plataforma que utiliza os conceitos da Cloud computing, baseado na área de trabalho de um sistema operacional.

Open365-1_linuxdescomplicado

Realmente, é um espaço de trabalho virtual open source que integra várias funções: escritório online, e-mail, calendário e muito mais. Open365 está atualmente em estágio Beta de desenvolvimento e está aberto para testes públicos.

Recursos da Ferramenta

Para ter acesso a ferramenta, preciso fazer um cadastro aqui. Depois fazer login aqui.

Cada novo usuário recebe 20 GB de espaço livre. Fácil para criar documentos de escritório usando o LibreOffice (versão 5.1.0.3) Além disso, você também pode enviar e-mails usando seu nome de usuário com o qual você fez a sua conta (exemplo linuxdescomplicado@open365.io).

Além disso, é possível sincronizar uma pasta do seu computador ou smartphone através de aplicações desktops disponíveis para Windows, Mac, Ubuntu, Android ou iPad/iPhone.

Open365-2

A interface inclui um motor de pesquisa de usuários, que pode ser útil para criar grupos entre amigos e compartilhamento de arquivos. Também, é possível conversar com seus contatos através Open365 chat.

Com tantas funcionalidades, também será permitido implementar o Open365 em seus próprios servidores. Nos próximos dias o código será liberado!

Teaser

[ATUALIZAÇÃO]

Código Fonte Disponível aqui: https://github.com/Open365/Open365/
Possibilidade de instalá-lo no seu servidor: http://community.open365.io/


Via | LaMiradaReplicante

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Alguém conseguiu instalar o client no Ubuntu 16.04?

    • Josué de Jesus

      Qual o erro?

  • Jose pedro de oliveira Junior

    Alguém conseguiu instalar no arch? obs: uso interafce lxqt.