O Lakka é uma distro Linux bem leve, baseada na OpenELEC (uma versão do MediaCenter XBMC/Kodi), que combina os melhores emuladores de console retrô do Linux. Em resumo, O Lakka é uma implementação de um MediaCenter barato e aberto, com ênfase em emular jogos retrô para todas pessoas apaixonadas por esses estilos de jogos. Portanto, se você é um desses amantes por jogos retrô; você pode usar o Lakka para transformar seu computador (notebook, Raspberry Pi e outros) em um grande emulador de console retrô.
Com o único propósito em transformar seu dispositivo em um belíssimo emulador, capaz de rodar jogos do NES, Nintendo 64, Playstation 1, PSP, SNES, Game Boy, Nintendo DS e assim por diante; o Lakka é otimizado para para isso, pois possui uma interface única, mas muito semelhante a do XMB do Playstation 3, o que faz com que em momento algum seja necessário o uso de teclados ou mouses, o sistema funcionará totalmente com o joystick que você escolher. Além disso, ele identifica de forma automática controles do PS3, PS4, Xbox 360 e outros.
Diferencial
O Lakka utiliza o RetroArch como aplicativo de emulação. Depois de instalado e configurado, você terá à sua disposição um console tudo em um, pronto para emular as seguintes plataformas:
Os melhores emuladores de consoles para Linux
- 3DO (4DO)
- PlayStation (Beetle PSX)
- SNES / Super Famicom (bsnes-mercury Balanced, SNES9x Next)
- Nintendo DS (DeSmuMe)
- Arcade (FBA)
- Game Boy / Game Boy Color (Gambatte)
- Sega Master System / Game Gear / Mega Drive / CD (Genesis Plus GX)
- Lynx (Handy)
- Neo Geo Pocket / Color (Mednafen Neopop)
- PC Engine / TurboGrafx 16 (Mednafen PCE FAST)
- PC-FX (Mednafen PC-FX)
- Virtual Boy (Mednafen VB)
- WonderSwan / Color (Mednafen Cygne)
- Nintendo 64 (Mupen64Plus)
- NES / Famicom (Nestopia)
- PSP (PlayStation Portable)
- Atari 7800 (ProSystem)
- Atari 2600 (Stella)
- Game Boy Advance (VBA-M)
- Atari Jaguar (Virtual Jaguar)
Ele suporta diferentes dispositivos (Raspberry Pi, Odrodi – C1, WeTek Play, Banana Pi, CuBox-i), incluindo quase qualquer PC normal.
O Lakka é projetado para reconhecer automaticamente qualquer controlae USB que você conectar, bem como de PS3, PS4, Xbox 360, Xbox. Você pode até mesmo usá-los sem fio 😉
Além do mais, o Lakka vem com algumas características bem interessantes. Por exemplo, você pode fazer screenshots e até mesmo gravar vídeos de seus jogos. Naturalmente, os vídeos são exportados em formato antigo, bem como: bitmap SAVE. Ele também oferece um recurso de “retornar tudo o que acabou de acontecer” no jogo 😉 Por exemplo, se você perdeu em uma fase difícil do jogo ou cometeu qualquer outro erro, você pode apenas retornar e terá outra tentativa. Mais informações, aqui.
No Lakka tudo é emulado de forma automática, tudo que você precisa fazer é ir ao ícone do videogame que você deseja emular e escolher o jogo na lista que segue abaixo do ícone, jogos estes que você pode colocar em um pendrive, cartão de memória ou no próprio HD do dispositivo que estiver usando. ( O Laka não vem com nenhum jogo pré-instalado).
Vide LinuxCentro
INSTALAÇÃO NUM PC
Como dito, o Lakka possui suporte para uma infinidade de aparelhos, que vai desde o computador tradicional a Raspberry Pi (e outros). Para facilitar, segue passo-a-passo resumido para a instalação em PC. Para outros plataformas, segue tutorial oficial.
Faça o download da imagem aqui. Depois, crie um CD/USB bootável com imagem de acordo com as instruções abaixo:
Insira um pendrive em seu computador Linux, abra um terminal e execute:
Onde, /dev/sdX é o device correspondente do seu pendrive. Execute o comando abaixo para encontrá-lo:
Terminado de efetuar a cópia do Lakka para seu pendrive, conecte o pendrive bootável no computador que será o hospedeiro do Lakka. E pronto! Agora só aproveitar seu novo console de jogos 😉
Mais informações, aqui.
Via | LifeHacker | LinuxCentro
MUITO MUITO MUITO BOM!! Parabéns.
Estou com problema com o lakka no meu PC.
Fiz o pendrive bootável, coloquei no pc, fiz a instalação do lakka, ele instalou normalmente. Só que quando reinicio o computador (sem o pen drive já), não passa da telinha com a florzinha. O que pode ser ?