O GIMP é um programa de edição de imagens mais conhecido no universo do software livre; é capaz de coisas que muito software pago faz por aí ;-). Contudo, por se tratar de um programa diferente do popular Adobe Photoshop, muitas pessoas se afastam dessa ferramenta. Para tentar facilitar e estreitar a distância desse tipo de usuário, O Diolinux criou um projeto chamado PhotoGIMP. Ele pretende deixar o GIMP o mais parecido possível com o Photoshop e torná-lo uma opção viável para iniciantes e para avançados.
De acordo com o DioLinux, o PhotoGIMP é um patch que você pode aplicar no GIMP 2.8, tanto para Linux, quanto para Windows. Este Patch adiciona as seguintes características:
– Visual semelhante ao do Photoshop: Tema escuro com disposição espacial das ferramentas e painéis de configuração semelhantes aos do Photoshop. Os atalhos do teclado para as ferramentas também são iguais aos do Photoshop.
– Recursos adicionais: Foram adicionados vários novos Brushes ao GIMP e também foram adicionados alguns filtros do Instagram para você utilizar de maneira prática.
Gostou?!
Obviamente, será preciso ter o Gimp instalado. Ele está presente nas principais distros Linux.
Tendo o GIMP instalado, independente do sistema (pode ser no Windows também)), basta aplicar o Patch. Para fazer isso você deve baixar um dos arquivos abaixo:
Ambos, são arquivos .zip com 14MB de tamanho.
Por fim:
1 – Descompacte o arquivo baixado.
2 – Copie pasta .gimp-2.8 (dentro do arquivo zip) para /home/SEUUSUÁRIO (no caso do Linux) e C:\Users\SEU_USUÁRIO (no caso do Windows).
3 – Pronto!! Abra o GIMP!