CAD ou desenho assistido por computador, é uma tecnologia criada para facilitar a criação de projetos e desenhos técnicos. Muito utilizado pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura, e design. Entre os programas de CAD mais conhecidos posso citar o AutoCAD da Autodesk. Mas, como é de se esperar, existem algumas alternativas de código aberto (open source) com o mesmo propósito. Então, seguem 5 alternativas open source para o AutoCAD.
A lista a seguir está disposta em ordem alfabética!
1 – BRL-CAD
5 alternativas open source ao Minecraft
3 alternativas open source para o Google Analytics
Uma ferramenta de CAD multiplataforma. Originalmente desenvolvida por Mike Muuss, no Laboratório de Pesquisa do Exército, o BRL-CAD está sendo usada há décadas pelos militares dos Estados Unidos para sistemas de armas de modelagem, mas também tem sido utilizado para tarefas de design muito mais comuns, a nível acadêmico e design industrial para aplicações de saúde. Além disso, é composta de mais de 400 ferramentas diferentes.
2 – FreeCAD
É um programa CAD de código aberto que foi criado para ser capaz de projetar “objetos da vida real de qualquer tamanho”. É escrito em Python. Pode importar e exportar a partir de uma variedade de formatos comuns de objetos 3D. Sua arquitetura modular facilita para estender a funcionalidade básica com vários plugins. O código-fonte do FreeCAD está hospedado no GitHub, e é disponibilizado sob uma licença LGPL.
3 – LibreCAD
É um programa CAD multiplataforma. O LibreCAD possui uma interface que será familiar para os usuários do AutoCAD e, por padrão ele usa o formato AutoCAD DXF para importar e salvar; embora possa usar outros formatos também. Está licenciado sob a GPL e você pode encontrar o seu código-fonte completo no GitHub.
10 softwares livres que podem substituir alguns produtos da Adobe Creative Suite
5 alternativas para o Skype no Linux
4 – OpenSCAD
OpenSCAD é um software para a criação de modelos CAD 3D. É software livre e disponível para Linux, Windows e Mac OS X. Ao contrário da maioria dos softwares livres para a criação de modelagens 3D (como o Blender), ele não se concentra nos aspectos artísticos da modelagem 3D; mas sim sobre os aspectos CAD. Assim, ele pode ser o que está procurando quando planeja criar modelos 3D de peças de máquinas, por exemplo.
5 – QCAD
Um sistema multiplataforma disponível para ambiente Linux, MacOS, e Windows. Gera e reconhece os arquivos com a extensão DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de CAD. A interface do Qcad é intuitiva e amigável. Permite a geração de todas as entidades em 2D, presentes nos softwares de CAD.
Via | OpenSource.com