Após alguns adiamentos, o Projeto Fedora anunciou hoje (21.06) o lançamento oficial do Fedora 24. Inclusos as versões Workstation, Server, Cloud, ARM e outros. Essa versão conta com o GNOME 3.20 e o Kernel Linux 4.5.
Download do Fedora 24
Conforme nota oficial, o Fedora 24 vem com algumas novidades, desde da sua última versão oficial liberada (Fedora 23 – dezembro 2015). O Projeto Fedora categoriza suas edições da seguinte maneira: Workstation, Server, Cloud, Spins and Labs, e ARM.
A sua principal edição, a Workstation, vem com os mais recentes ambientes desktops; o GNOME 3.20.2 e o KDE Plasma 5.6. No caso do Gnome, vem com muitas melhorias de usabilidade, melhoria na interface de pesquisa, janelas de atalho para comandos de teclado e controles de música mais intuitivos. Além disso, todas as edições do Fedora 24 contém o compilador GCC versão 6. Outras tecnologias incluídas, no Fedora 24, são: Mono 4.2, Boost 1,60, Node.js 5.10, Python 3.5, Ruby 2.3, golang 1.6, etc ..
Fedora 24 Alpha liberado – incluindo o ambiente GNOME 3.20
Em relação ao Kernel Linux, o Fedora 24 vem com a última série 4.5 do kernel. Os desenvolvedores, do Projeto Fedora, prometeram que vão oferecer uma atualização do kernel para a versão 4.6 nas próximas semanas. Pois, não havia tempo suficiente para que fossem feitos testes nessa versão até a data de hoje (21.06).
O Fedora 24 está disponível para download para arquiteturas de 64 bits, 32 bits e ARM:
- https://getfedora.org/workstation/
- https://getfedora.org/server/
- https://getfedora.org/cloud/
- https://spins.fedoraproject.org/
- https://labs.fedoraproject.org/
- https://arm.fedoraproject.org/
Por fim, para os usuários do Fedora 23, a atualização para a versão 24 ficará disponível nos próximos dias através do aplicativo GNOME Software 😉
Novidades do Fedora 24 Workstation
Linha do tempo contendo todas as versões do Fedora
O lançamento do Fedora 24 Workstation, além de oferecer tudo descrito anteriormente, oferece suporte ao Flatpak – uma nova maneira para empacotar aplicações Linux, permitindo executá-las independentemente da distribuição usada. Além disso, a Central de Softwares oferece mais recursos que fornecem atualização do sistema, de uma versão Fedora para o outra, diretamente pela interface desktop; e mais.
AppImage – ferramenta que permite executar aplicações Linux independente da distribuição usada
Pacotes snap, do Ubuntu, podem se tornar formato universal para todas as distribuições Linux
A Equipe do Projeto Fedora continua com a intenção de substituir o X11 pelo Wayland – próxima geração de servidor gráfico. Embora este ambiente gráfico não venha padrão, muitas melhorias estão disponíveis, bem como uma opção para os usuários experimentá-lo. Futuramente, o Wayland será padrão no Fedora 25.
Via | Sofpedia