Krita é uma poderosa ferramenta para criação de ilustração e pinturas digitais. Além disso, pode ser usado para retoques e manipulação de fotografia, conversor de formatos; pois suporta vários modelos de cores e pintura HDR. Por sua vasta coleção de pincéis, filtros, texturas e outros recursos, é amplamente usada por designers para criação de “concept arts”, histórias em quadrinhos, renderização de texturas, entre outros. Com lançamento da versão 3.0, novos recursos foram divulgados; entre eles: o suporte para animação Frame-By-Frame e a capacidade de trabalhar com grandes telas e pincéis, devido a funcionalidade de visualização instantânea.
O Software krita
É uma aplicação nativa do KDE destinada para criação de ilustração e pinturas digitais. É robusta, pois oferece muitos recursos que não existem em nenhum outro editor de imagens gratuito. Como por exemplo: esquema de cores RGBA, Cinza, CMYK, Direito, YCbCr, XYZ em 8 bits inteiro, 16 bits inteiro, 16 bits de ponto flutuante, 32 bits de ponto flutuante, profundidade de 8 a 32 bits em cada canal, layers pseudo infinito, gestão de cores, filtro de equilíbrio de cores, ferramentas de clone para camadas bases, e muito mais!
Além disso, é uma ferramenta software livre projetado para artistas conceituais, ilustradores, artistas fosco e textura. Sua primeira versão foi lançada em 2005; e desde então tem tido um crescimento enorme. Pois, oferece muitos recursos inovadores para ajudar amadores e profissionais a realizarem seus trabalhos. Assim, diferentemente do GIMP, o Krita tem um nicho próprio de usuários e profissionais.
20 anos desde do primeiro anúncio do GIMP
PhotoGIMP – O GIMP com a aparência do Photoshop
Conforme história oficial, a partir de 2009, o projeto Krita começou a receber financiamentos para alavancar o projeto; por meio de desenvolvimento financiado através do Google Summer of Code, por exemplo. Isso deu origem a um grande salto na estabilidade e desempenho do projeto. Em 2013, a comunidade Krita criou a Fundação Krita, para fornecer mais apoio para o desenvolvimento.
Veja abaixo um vídeo, da versão 2.9, exibindo as principais funcionalidades do Krita:
Para visualizar mais recursos oferecidos pela ferramenta, acesse aqui. Também é possível acompanhar uma documentação completa oferecida pela comunidade Krita, onde lhe dará todo suporte necessário para iniciar seu aprendizado na ferramenta.
Krita 3.0 – um marco de desenvolvimento
Em 31 de maio de 2016, a Fundação Krita lançou mais uma nova versão da sua poderosa ferramenta de desenho. Por volta de 6 meses de desenvolvimento, essa versão foi totalmente portada para a geração Qt 5. Além disso, possui suporte para animação Frame-By-Frame e permite trabalhar com grandes telas e pincéis, graças à funcionalidade de visualização instantânea.
Muitos dos novos recursos foram financiados pela campanha do Kickstarter, em 2015. Em 2016, uma outra campanha Kickstarter foi divulgada e ainda está em vigor. O financiamento dessa campanha será usado na versão 3.1, prevista para o final de 2016.
Entre as diversas funcionalidades divulgadas, destaco o suporte a animação True Blue 2d Frame-By-Frame, fluxo de trabalho mais rápido, melhorias para atalhos, guias e grades de encaixe, vários novos filtros (filtros e plugins como o G’MIC), aperfeiçoamentos na interface do usuário e um novo manual.
Houve também, comparadas com a versão 2.9, uma mudança de onde são salvas as configurações e recursos da aplicação. Isso permite que ambas versões possam ser usadas simultaneamente, sem conflitos. Segue tutorial, oficial, sobre a migração dessas configurações.
Para acompanhar um review completo da nova versão, assista o vídeo no início da postagem ou através desse link.
Download e Instalação
10 softwares livres que podem substituir alguns produtos da Adobe Creative Suite
Synfig Studio: software livre para animação 2D
Como viver sem o Photoshop?
O Krita é multiplataforma. Contudo, até o momento, a versão 3.0 ainda não está disponível nos repositórios oficiais das principais distribuições GNU/Linux. Contudo, através da AppImage – ferramenta que permite executar aplicações Linux independente da distribuição usada, é possível testar esta última versão (apenas 64 bits).
Para baixar essa aplicação AppImage, acesse aqui. Se tiver dúvida de como usar o AppImage, acesse um tutorial completo de como usá-lo aqui.
Via | Krita.org | LamiradaReplicante | LinuxBuzz