Pois é, os falados pacotes snaps do Ubuntu lançados na versão 16.04, podem se tornar formato universal para todas as distribuições Linux. Desenvolvedores de diversas distros já estão colaborando com o projeto. Recentemente, a Canonical informou que ela está trabalhando há algum tempo com os desenvolvedores das principais distros Linux para tornar o formato de pacote snap universal para todas as distribuições. Sendo assim, novidades interessantes poderão surgir.
Pacotes Snap no Ubuntu
Snap é uma criação da Canonical pensado, especificamente, para a tecnologia Snappy usado em Snappy Ubuntu Core – uma versão enxuta do Ubuntu para ser implantado em vários dispositivos embarcados; e para tecnologia de Internet das coisas (Internet of Things).
Snap é um novo tipo de pacotes que nos permite instalar programas de maneira muito simples, sem ter de procurar as dependências. Conforme, site oficial do Ubuntu, os pacotes snap são uma nova maneira de obter a sua aplicação no Ubuntu. Lançado no Ubuntu 16.04 LTS, o snap é um novo formato de empacotamento da aplicação. É um tipo de pacote que inclui não só o programa, mas também inclui as dependências que você precisará usar \o/
Projeto similar a outros já existentes no universo Linux, bem como: AppImage e Flatpak. Assim, em comum, esses projetos, incluindo o snap, garante que você não precisará instalar ou usar repositórios adicionais para satisfazer as dependências da aplicação.
AppImage – ferramenta que permite executar aplicações Linux independente da distribuição usada
Dúvidas mais comuns sobre o Ubuntu 16.04 que talvez você ainda não tenha obtido respostas
No caso dos pacotes snap, você poderá instalar novos aplicativos em versões anteriores do Ubuntu, mesmo se as dependências não estejam disponíveis nesta versão. Outra grande novidade é que todos os aplicativos que forem instalados, usando o snap, ficam isolados do resto do sistema, por razões de segurança; sem afetar outras aplicações.
Em resumo, para o Ubuntu, é um formato de empacotamento que surge como alternativa para os pacotes binários .deb do Debian 😉
O Projeto Snap para outras distribuições
“Os desenvolvedores de outras distribuições Linux e empresas, anunciaram hoje (14.06.16) a colaboração ao projeto de pacote snap. Tornando-o universal para qualquer distribuição Linux, permitindo que um único pacote binário possa ser instalado perfeitamente, e com segurança, em qualquer ambiente Linux (desktop, servidor, cloud ou embarcado)” – Noticia SoftPedia
Estes desenvolvedores, estão trabalhando sobre a plataforma snapcraft.io para fornecer um único mecanismo de publicação para qualquer software, independentemente do ambiente Linux.
Atualmente, o formato do pacote snap funciona, nativamente, em distribuições Linux populares; bem como: Arch Linux, Fedora, Debian, OpenWrt, Ubuntu e suas variantes oficiais.
Futuramente, outras distribuições Linux irão adotar o pacote snap como um formato binário universal para seus usuários. Entre elas, podemos citar openSUSE, Linux Mint, Red Hat Enterprise Linux, CentOS, e Elementary OS.
Os formatos nativos de cada distribuição serão mantidos. O Snap seria apenas uma alternativa complementar:
Snaps sit alongside the native packages of the base Linux operating system. Each distribution has its own mechanisms to provide the base OS and its updates. Snaps complement the base OS with universal apps that cannot interfere with the base OS or one another.
Portanto, aguardemos novidades… 😉
Via | SoftPedia Linux
Que notícia linda!
Sem duvida um dos melhores sitios de informação sobre linux de maneira clara e didática. Vale o nome. Parabéns!