Ontem (25), a equipe de desenvolvedores do ArchStrike divulgou sua primeira versão da nova distribuição baseada no Arch Linux destinada para profissionais de segurança de redes. Essa versão contém mais de 1.200 ferramentas de testes de penetração (Pentest e Ethical Hacking).
ArchStrike
Anteriormente conhecida como ArchAssault, o projeto ArchStrike ainda mantém todas as características do projeto anterior; bem como base na distribuição Arch Linux e robustez no controle de repositórios dos pacotes. A novidade, nessa nova empreitada, por parte dos desenvolvedores, é se tornar referência de sistema, baseado no repositório Arch Linux, que ofereça ferramentas de segurança para profissionais e entusiastas. O leque de ferramentas é extenso… são mais de 1.200 ferramentas voltadas à segurança de redes, Hackers Éticos e profissionais de segurança.
Inicialmente criado para ser uma base de repositórios de pacotes de segurança para a comunidade Arch Linux, o ArchStrike lançou ontem(25) uma release da sua nova distribuição – empacotando todas as ferramentas do projeto. Para essa nova distribuição foram criados 2 novos repositórios na árvore de repositórios oficiais do Arch Linux; o archstrike e archstrike-testing. Além disso, disponibiliza 3 opções de gerenciadores de janelas. O OpenBox, XFCE e o I3.
A ISO do ArchStrike, versão 2016.07.21, está disponível para download aqui. Distribuído em arquiteturas 64 bits (x86_64) e 32 bits (i686). Por padrão, o gerenciador de janelas adota é o OpenBox. Além do download da imagem ISO, também está disponível versões para VirtualBox e VMware. Todo processo de instalação no seu computador, via imagem ISO, pode ser seguido diretamente na Wiki oficial do Projeto.
ArchStrike como repo no Arch Linux
10 distribuições Linux baseadas no Arch Linux
Kali NetHunter 3.0 – ferramentas de testes de penetração no seu Android
Caso seja usuário Arch Linux e queira, apenas, adicionar os repositórios do ArchStrike no seu sistema, em vez de instalar um novo sistema, seguem informações de como proceder:
1. Adicionar repos no arquivo /etc/pacman.conf:
Importante: Arquiteturas x86_64 devem ter o repo multilib habilitado.
Atualização do banco de dados de repositórios do sistema:
2. Configurar o ArchStrike repos:
3. Instalar pacotes necessários:
TOP 11 ferramentas de segurança de redes para Linux
Depois, abra o arquivo /etc/pacman.conf e altere as linhas que você adicionou anteriormente:
Altere por:
Caso queira usar o repo archstrike-testing, adicione também:
Atualização do banco de dados de repositórios do sistema:
4. Criar grupos:
A lista de grupos do ArchStrike pode ser vista assim:
Para seguir o tutorial oficial, acesse a Wiki do Projeto ArchStrike.
Via | Softpedia.com