Ring é um software livre de código aberto para a comunicação. Ele permite realizar chamadas de áudio ou vídeo, enviar mensagens com segurança e privacidade. O Ring é desenvolvido por uma comunidade de colaboradores chamada Savoir-faire Linux. O software está sob a licença GPL v3 e está disponível para GNU/Linux, Windows, Mac OSX e Android. Com uma combinação de tecnologias que abrem todos os tipos de perspectivas para seus usuários e desenvolvedores, o software tem a proposta de ser simples. Assim, o Ring pode ser uma alternativa open source ao Skype no Linux com foco na privacidade e segurança.
Não posso usar o Skype para Linux?!
Recentemente, os desenvolvedores da Microsoft anunciaram um novo cliente Skype para o Linux. Em estágio Alpha de desenvolvimento, o novo cliente faz uso da WebRTC, API desenvolvida pela W3C para permitir aos navegadores executarem aplicações de chamada telefônica, videoconferência e compartilhamento P2P sem a necessidade de plugins. Totalmente baseado para Web, pois utiliza tecnologias da web que oferecem integrações com o SO. Em resumo, muita coisa boa para o Skype no Linux 😉
Entretanto, o Skype, além de ser software proprietário (desenvolvido pela Microsoft); é comprovadamente inseguro. Existem evidências de que a Microsoft usa o Skype para desviar as conversas para a NSA. Além do mais, a versão para GNU/Linux ainda fica muito atrás (mesmo com as novidades divulgadas recentemente) da versão para MS Windows. Assim, o Skype para Linux tem suas melhorias sendo divulgadas; mas com detalhes que podem comprometer seu uso no seu sistema Linux. Paralelamente a isso, softwares livres, com a mesma finalidade, estão sendo desenvolvidos.
Vai continuar usando o Skype para Linux em detrimento de poder usar/testar/experimentar algumas dessas alternativas livres?
Ring
O Ring é uma alternativa open source ao Skype no Linux com foco na privacidade e segurança. É um software livre, cujo código é aberto. Portanto, não é o software que controla você. Com ele, você pode assumir o controle da sua comunicação. Pois, nenhuma informação pessoal é armazenada num servidor central. Por isso, é impossível criar perfis ou coletar informações dos usuários. Segurança e privacidade são garantidos.
A segurança é assegurada por métodos de criptografia (par de chaves assimétricas RSA) e o uso de certificados (TLS/SRTP). Áudio, vídeo e textos são convertidos em uma mensagem codificada que apenas o destinatário pode descriptografar. por fim, e não menos importante, o Ring é um software liberado sob a licença GPL v3.
Ele também irá integrar-se bem com a sua estrutura VoIP existente. Além disso, considere todos os recursos de privacidade citados: criptografia forte, sem servidor central à sua rede P2P; e não há necessidade de registrar os dados pessoais com terceiros.
Instalação
Até a data dessa publicação, o Ring ainda está em estágio Beta de desenvolvimento. Use por sua conta e risco!
É possível instalar o Ring em muitas distros Linux (Debian, Ubuntu e Fedora, por exemplo) – também disponível para Windows, Mac e Android. O site do projeto dá instruções simples sobre como baixar o software e como instalá-lo em várias plataformas \o/
Nesse ambiente de testes, usei o Ubuntu 14.04. Portanto, siga os passos a seguir:
Para instalá-lo no Android, vá direto na Google Play e instale-o diretamente por lá 😉
Via | Linux.com