Se estar procurando uma alternativa viável e simples para ferramentas que criam pendrives USB e SD cards bootavéis… acaba de encontrar. Conheça o Etcher, um software open source, minimalista e eficiente para criar pendrive USB e SD cards bootável. Ferramenta gráfica que permite gravar imagens de sistemas para unidades USB e SD cards. Ele é criado usando tecnologias como JS, HTML, node.js e Electron. Seu objetivo principal é ser simples, funcional e eficiente no que diz respeito à criação de mídias bootavéis. É uma ferramenta multiplataforma, funciona em Windows, Mac OS X, e na maiorias das distribuições Linux. O Etcher também está disponível via aplicativo pela CLI, para você que pretende usá-lo em seus servidores Linux que não possuem qualquer interface gráfica de usuário.
Etcher
Disponível no GitHub, a ferramenta é desenvolvida com tecnologias da web; bem como: JS, HTML, node.js e Electron. Desenvolvida pela empresa Resin.io, o Etcher foi pensado para ser o mais simples possível para os usuários finais, extensível para desenvolvedores e que funcione em qualquer plataforma.
É possível baixar a ferramenta gratuitamente direto do site oficial do projeto. A versão para Linux está disponível como arquivo de extensão .appimage – formato de empacotamento de programas Linux que permite executar aplicações Linux independente da distribuição usada. Disponível em 32 e 64-bits. Até então, os desenvolvedores não tem nenhum plano de fornecer um instalador nativo .deb ou .rpm.
AppImage – ferramenta que permite executar aplicações Linux independente da distribuição usada
Flatpak – O futuro das aplicações Linux, provavelmente o concorrente direto ao snap da Canonical
Pacotes snap, do Ubuntu, podem se tornar formato universal para todas as distribuições Linux
Instalação
Faça o download, do arquivo .appimage para Linux, AQUI. Escolha a arquitetura (32 ou 64). Por fim, execute os passos a seguir:
Caso queira mais informações de como funciona esse modelo de empacotamento e instalação de programas via AppImage, clique aqui e veja mais sobre o assunto.
1. Dê permissão de execução:
2. Inicie o programa:
Aceite o término da instalação do programa, respondendo ‘Yes’.
Pronto!! Agora é só usar 😉
Etcher CLI
A ferramenta também oferece uma app CLI para ambientes servidores ou sem interface gráfica, o Etcher CLI. Para instalá-la execute os seguintes passos:
É preciso ter instalado o Node.JS
Debian e derivados
Fedora/RHEL/CentOS
Por fim, instale o Etcher CLI:
Pronto!! Para criar um pendrive USB bootável pela linha de comando, execute:
Muito bom, mais ele tem a função Multiboot? faço uso do Multisystem acho muito bom…