O projeto ONLYOFFICE Desktop decidiu liberar, sob a licença AGPL v.3, o código do seu software para desktop tornando-se, assim, open source. Em resumo, a suíte office ONLYOFFICE é uma plataforma de documentos integrada que oferece versões server, cloud e desktop; tanto para Linux, OS X ou Windows. Além disso, pode ser integrado com outras soluções baseadas em nuvem ou voltadas para servidores, bem como o Owncloud. Assim, a a suíte office ONLYOFFICE Desktop torna-se uma alternativa viável para editores de documentos no Linux.
ONLYOFFICE Desktop Editors
Conforme nota oficial, a versão Desktop agora está disponível como open source sob a licença AGPL v.3 – com código hospedado no GitHub. No rol dos projetos open source da empresa, a versão Desktop junta-se a já conhecida versão server Community Edition – versão gratuita e aberta para você montar seu próprio servidor online de documentos que permite abrir, criar e editar documentos, apresentações e planilhas, compatível com os formatos do Microsoft Office e do OpenDocument, entre outros. Contudo, essa verão Community é limitada e com menos recursos que as versões Enterprises disponíveis. Veja um comparativo.
Por outro lado, a versão Desktop, divulgada inicialmente em março de 2016, chega para se tornar uma alternativa viável para editores de documentos disponíveis para Linux – muito mais agora, depois de se tornar open source. Essa versão, diferentemente da versão server, possibilita você trabalhar com um editor de texto, tabelas e apresentações em modo offline. Além disso, permite, facilmente, alternar para o modo online para editar documentos colaborativamente com outras pessoas.
A versão Desktop é altamente compatível com o formatos do MS Office e formatos populares, incluindo ODF. No modo online você pode usar todos os recursos de colaboração disponíveis e recursos de bate-papo. A versão atual está disponível para Windows (ambos 64 bits e 32 bits), Mac OS 10.10 ou superior e Linux (Debian, Ubuntu e derivados).
Principais recursos
– Interface baseada em abas;
– Funções podem ser estendidas através de plugins (extensão Chrome, modelos, OCR, tradutores, Youtube, etc.);
– Compatibilidade com a maioria dos formatos de arquivo populares, incluindo MS Office e LibreOffice: DOC, DOCX, ODT, RTF, TXT, PDF, HTML, EPUB, XPS, DjVu;
– Edições colaborativas de documentos, permitindo que vários usuários trabalhem, sincronizem e visualizem alterações em tempo real;
– E mais…
Como instalar?!
Disponível para a maioria das distribuições Linux:
Disponível somente para sistemas 64 bits.
Para as distros baseadas nos pacotes RPM, bem como: RHEL, CentOS 7 Fedora 23/24, Mageia e openSUSE (essas duas últimas com ressalvas de dependências de pacotes), é preciso baixar o pacote rpm disponível aqui. Depois execute o comando de instalação:
Para as distros baseadas nos pacotes DEB, é preciso baixar o pacote deb disponível aqui. Depois execute o comando de instalação:
Também é disponibilizado um instalador em modo genérico gráfico (gui-package), disponível para qualquer distribuição; pois contém um script simples de instalação. Baixe-o aqui e execute os comandos abaixo:
Via | Lamiradareplicante | Referência da base da imagem de cabeçalho
Ótimo.
Ainda não chega aos pés do office da ms, mas pelo menos já tem um visual mais bonito e sóbrio. Diferente do libreoffice que parece um ms office 97.
Concordo. Na empresa em que trabalho a suíte principal é o Office 2010 – que considero a melhor versão – e em casa uso o LibreOffice, no Manjaro Deepin, e é um choque térmico em termos visuais e de praticidade também. Parece que parou no tempo.
Estou usando a WPS no KDE Neon, será que vira mudar?
Vou testar, se não tiver bugs infantis pode ser ótimo.
O aplicativo conta com locales em diversos idiomas, no diretório /opt/onlyoffice/desktopeditors/locales.
Podemos deixar a interface dos editores em português com o commando: “/opt/onlyoffice/desktopeditors/onlyoffice-desktopeditors.sh
–keeplang:pt BR” que irá salvar no config do usuário a informação do
idioma a ser utilizado. Ainda não consegui mudar a interface inicial e
nem o corretor para português automaticamente, mas isso indica ser
possível…
Olhando atentamente podemos verificar o arquivo de
configuração (~/.config/onlyoffice/DesktopEditors.conf )e adicionar o
locale=pt-BR manualmente…
O programa é excelente, mas não acentua. Ele até tem a opção de dicionário em Português, mas não acentua. Alguém já descobriu como fazer isso?
Tá bem bugado aqui pra mim. Abre fora da área de visão, pisca enquanto digito, não acentua e travou e fechou do nada.