Ultra Minimal, versão do Ubuntu Budgie, promete consumir 220MB ou menos de RAM; pelo menos é o que dizem os desenvolvedores oficiais dessa mais nova versão do Ubuntu! Confere aí…
Ubuntu Budgie
Primeiramente, Budgie Desktop é um ambiente de trabalho projetado para ser moderno, simples e elegante. Uma das vantagens do Budgie é que ele não é um fork de outro projeto, mas sim uma criação do zero (“from scratch”); proporcionando novas possibilidades para o usuário. Alguns chegam a dizer que é um concorrente direto para o Cinnamon, do Linux Mint.
Pois é… para os que não sabiam, o Ubuntu possui esse ambiente de trabalho disponível, como “sabor” oficial. Tudo surgiu da distribuição Budgie-Remix (baseada no Ubuntu 16.04 LTS). Logo no começo desse ano (2016), um futuro promissor para esse projeto começou a surgir; simplesmente o interesse da Canonical em dá todo suporte para que esse ambiente pudesse se tornar versão oficial do Ubuntu.
Ubuntu Budgie poderá ser a mais nova versão do Ubuntu – sendo parte do Ubuntu 16.10
Dúvidas mais comuns sobre o Ubuntu 16.04 que talvez você ainda não tenha obtido respostas
A primeira versão, sob o nome oficial Ubuntu Budgie, será lançada em Abril do ano que vem (2017); juntamente com o Ubuntu 17.04.
Ultra Minimal
Os desenvolvedores Ubuntu Budgie estão trabalhando em uma versão, chamada Ultra Minimal, que promete consumir menos de 220MB de RAM:
sub-200 challenge – can you do better than 179MB running budgie-remix minimal? https://t.co/s79ZmBv1Ix pic.twitter.com/N0qCrpXD4Z
— Ubuntu Budgie (@UbuntuBudgie) 13 de dezembro de 2016
Um tweet recente, visto acima, mostra uma versão enxuta do Ubuntu Budgie; que utiliza menos de 220MB de RAM. Entretanto, o uso de RAM será diferenciado para versões 64 bits e 32 bits; enquanto uma consumirá 220MB, a outra, um pouco menos disso, respectivamente.
Basicamente, conforme notícia, a versão Ultra Minimal Ubuntu Budgie virá praticamente sem nada instalado – versão muito similar ao Debian Netinstall, por exemplo. Ideal para aqueles que preferem personalizar sua distro conforme suas necessidades.
Saiba como ter uma instalação do Linux enxuta e totalmente personalizada usando uma versão Netinstall
Por fim, para os mais ansiosos, ainda não existem muitos detalhes sobre esta versão. Conforme notícia, tudo que se tem é uma captura de tela, publicada no Twitter Oficial do Ubuntu Budgie, que mostra alguns exemplos e “provas” desse baixo consumo de RAM.
Aguarde os próximos capítulos…
Via | FossBytes
Se vier como o xubuntu core vira minha nova distro de bolso
É o que estava procurando S2
Levando em consideração que o Solus OS, distribuição no qual a interface Budgie nasceu, gasta em média apenas 350MB para rodar, mesmo com várias ferramentas pré-instaladas não é difícil de imaginar que o Ubuntu Budgie seria semelhante, até porque esse é um dos trunfos da interface do Solus.