Nada oficial e divulgado pela própria Microsoft… mas, o “Product Manager” da SUSE Linux Enterprise, Hannes Kühnemund, divulgou, no blog da empresa, os procedimentos para executar o bash do OpenSUSE no Windows 10; usando os mesmos recursos que permitem rodar o bash do Ubuntu nele.
Contextualizando
Em conferência internacional da Microsoft, a Build 2016, a empresa de Bill Gates anunciou, entre diversas outras novidades para seu sistema Windows 10, que o Bash do Linux, através do Ubuntu, rodará “nativamente” no Windows.
Saiba como usar o Ubuntu Bash no Windows 10
Bash do Linux nativamente no Windows 10 – isso mesmo!! E usando o Ubuntu
Assim, essa notícia causou uma polêmica enorme na comunidade Linux e Software Livre. Tudo por conta dos reais interesses da Microsoft em permitir o bash do Linux, através do Ubuntu, rodar no Windows. Pois, “antigamente” o processo era possível através de emulação via software, como o Cygwin.
Entretanto, parece que o envolvimento da Microsoft foi e vai mais além disso… Recentemente, a empresa de Bill Gates, entrou como membro platinum na Linux Foundation – organização sem fins lucrativos que promove o crescimento do Linux.
Sendo assim, a Microsoft parece estar disposta entrar de cabeça no mundo Open Source. Pois, nos últimos tempos, tem aumentado constantemente o seu envolvimento em projetos de código aberto. A empresa é atualmente um dos principais contribuidores de código aberto no GitHub e no início deste ano anunciou vários marcos que indicam o escopo de seu compromisso com o desenvolvimento de código aberto.
Microsoft entra de vez no mundo Open Source tornado-se membro Platinum da Linux Foundation
Quem mais contribui com o desenvolvimento do Kernel Linux?
OpenSUSE no Windows 10
Conforme blog oficial da SUSE e FossBytes, a comunidade do openSUSE está dando aos usuários uma opção para executar o sistema diretamente no Windows 10, igualmente ao Ubuntu. Dessa forma, é possível executar a maioria das ferramentas do openSUSE no Windows 10 😉
No blog oficial da SUSE é descrito como realizar tal façanha. Atualmente, os usuários terão duas opções de uso – openSUSE Leap 42.2 e SUSE Linux Enterprise Server 12 SP2.
7 bons motivos para você começar a usar o OpenSUSE
Saiba tudo sobre as características e novidades divulgadas no Opensuse – Leap e Tumbleweed
Portanto, seguem os passos completos para permitir executar o openSUSE no Windows 10.
Via | Oficial Blog SUSE | FossBytes