O terminal Linux é amado por muitos e odiados por outros. Basicamente, tudo que é feito no ambiente gráfico é possível fazer no terminal Linux. Mas, claro nem todos estão dispostos a abdicar de uma vida “tranquila” para ficar digitando comandos em terminal. Por outro lado, o terminal Linux pode ser útil e muito mais prático que usar aplicativos gráficos. Pois, ganha-se tempo, agilidade e produtividade. Então, se você evita ao máximo usar o terminal Linux… esse artigo para você.
É sério isso ?!
Sim! Como dito, basicamente, tudo que é feito no ambiente gráfico é possível fazer no terminal Linux. Exemplos: instalação de programas, acesso à internet, pesquisas no buscador Google, enviar e-mails, editar textos, jogar, estudar e muito mais 😉
Mas, claro… não quero que saia agora fazendo tudo pelo terminal. Muito pelo contrário, os ambientes gráficos, como GNOME e KDE, foram pensados para serem como facilitadores na vida dos usuários de computador!
5 super temas do KDE e Gnome Shell para você instalar no seu sistema
Top 10 extensões do GNOME Shell que melhoram sua interface e usabilidade
Sendo assim, o foco aqui é mostrar, principalmente para os usuários que costumam evitar o terminal, que é possível, mesmo no terminal, ser prático e eficiente na execução das tarefas; comumente executadas num ambiente gráfico.
Ferramentas de terminal Linux
O que será mostrado agora são ferramentas de terminal que facilitam as operações feitas no sistema (navegação na web, processamento de texto, etc.). Então, caso tenha mais sugestões deixe seu comentário abaixo 😉
Monitorar processos do sistema
Htop é um monitor de processos do sistema Ele oferece todas as funcionalidades, de maneira simples, para monitorar o sistema. Por exemplo, com ele é possível ver qual processo está consumindo mais processamento da CPU ou consumindo mais memória.
Outra ferramenta, disponível para monitoramento do sistema, é o top (presente nativamente na maioria das distribuições Linux).
Estudar e aprender comandos Linux
Man é a ferramenta padrão de todo sistema Linux. Nada mais é que um manual de comandos do sistema. Todos ou quase todos os comandos Linux estão disponíveis nele. Assim, é uma ferramenta ideal para estudar e aprender comandos Linux. Até mesmo, “solicitar ajuda” quando estiver em dúvidas sobre determinado comando 😉
Gerenciar/Administrar suas senhas
Para administrar (memorizar) senhas existem alguns programas que auxiliam essa tarefa. Contudo, existe uma alternativa, via de linha de comando, que pode otimizar a administração das suas senhas. Sendo assim, recomendo você usar o pass – ferramenta que gerencia senhas de forma simples e segura.
Saiba como gerenciar/administrar suas senhas pela linha de comando no Linux
Fazer pesquisas no Google
Googler é uma ferramenta poderosa que permite realizar pesquisas no Google diretamente pelo terminal Linux. Como resultado, é mostrado o título, a URL e o resumo de cada pesquisa; que pode ser aberto diretamente em um navegador com apenas algumas combinações de teclas. Tudo isso em uma interface limpa e num ambiente personalizado.
Enviar e-mail
Mutt é um cliente de e-mail baseado em linha de comando. É uma ferramenta muito útil e poderosa para enviar e-mails via linha de comando em sistemas Linux. Além disso, ela suporta protocolos POP e IMAP para receber e-mails. Mesmo sendo uma ferramenta de linha de comando, possui uma interface colorida, para facilitar o envio de e-mail; ficando mais amigável para enviar e receber e-mails a partir da linha de comando 😉
Outra ferramenta usada para enviar e-mail é telnet (presente nativamente na maioria das distribuições Linux).
Saiba como enviar e receber informações criptografadas no Linux usando GnuPG
Editar arquivos de textos
Nano é um dos editores mais simples de usar no terminal Linux. Muito útil para aumentar a produtividade e trabalhar de forma mais simples ao lidar com arquivos de texto e arquivos de configuração do Linux, por exemplo.
Outro editor de texto muito usado é o vim.
Uma introdução ao editor de texto nano
Navegar na internet
W3M é um navegador web disponível para terminal Linux. Ele inclui suporte para imagens, guias, tabelas, quadros e outros recursos normalmente não disponíveis em outros navegadores web para terminal. Então, dependendo do caso, pode ser útil usar uma ferramenta como essa 😉
Outra ferramenta muito conhecida é o lynx.
Isso também é muito útil quando você tem uma máquina remota (por exemplo, uma seedbox) que você só acessa em modo terminal.