Depois de mais de um ano de desenvolvimento, desde a última versão estável, muitos recursos novos foram divulgados nessa nova versão. Entre as mais de 6.600 mudanças, divulgadas no anúncio oficial, o suporte ao Microsoft Office 2013, GStreamer 1.0, arquitetura 64 bits no macOS e melhorias ao Direct3D 10/11 merecem destaque.
Wine 2.0
O Wine (Wine Is Not an Emulator) é um aplicativo que permite rodar aplicativos nativos do Windows em outros sistemas operacionais, inclusive no Linux. Ele não emula integralmente o Windows em outro sistema, apenas “traduz” as bibliotecas nativas do Windows no momento que o programa é executado. Assim, garante um desempenho confiável e sem retardos.
Assim, ontem (24) foi divulgada a liberação da versão 2.0 – em desenvolvimento por mais de 1 ano. Muitos dos avanços na versão de desenvolvimento (normalmente, terminadas com numeração ímpar, por exemplo Wine 1.9) não foram incluídas nessa versão estável; por não esteram prontas. Assim, somente os usuários da versão em desenvolvimento que têm acesso a elas. Entretanto, a versão 2.0 é estável e cheia de novidades.
Esta versão representa um grande esforço de desenvolvimento que gerou 6.600 mudanças em relação a última versão estável (1.8.6). Os principais destaques são: o suporte para o Microsoft Office 2013 e o suporte de 64 bits no macOS.
Saiba como instalar aplicativos que não possuem versão para o Linux
Saiba como usar o PlayOnLinux e o Wine para rodar jogos de Windows no Linux
Além disso, essa versão contém um monte de melhorias que culminam num suporte para jogos e aplicativos quem demandam recurso gráfico melhorado, bem como: suporte ao Direct3D, DirectDraw e D3DX
Assim, em resumo as outras mudanças são:
– suporte ao GStreamer versão 1.0 – framework multimídia para controle de fluxos de áudio e vídeo;
– suporte a driver de gráficos macOS em alta resolução (“Retina”);
– suporte da área de transferência é reimplementado para uma melhor compatibilidade;
– e muito mais.
Inclusive, esta versão será a primeira a se ajustar a um calendário anual de lançamento de versões estáveis.
Via | MuyLinux
Sabe dizer se será disponibilizada nos repos das distros amigo?
Em distros rolling release (Arch Linux e Tumbleweed), provavelmente, nos próximos dias já terão essa versão nos seus repos. Já distros fixed (Ubuntu e derivados), por enquanto somente via PPA’s:
sudo add-apt-repository ppa:wine/wine-builds
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine-staging
E as distros que não suportam PPA’s, nativamente, somente adicionar um repo específico: https://www.winehq.org/download
valeu