Recentemente, a equipe de desenvolvimento dos pacotes snaps, mantida pela Canonical, anunciou, oficialmente, uma nova versão do snapd. Antes previsto, somente, para versões a partir do Ubuntu 16.04 (Xenial Xerus); agora o suporte está estendido para o Ubuntu 14.04 LTS (i386, amd64), tanto desktop como servidor.
Contextualizando
Snap é uma criação da Canonical pensado, especificamente, para a tecnologia Snappy usado em Snappy Ubuntu Core – uma versão enxuta do Ubuntu para ser implantado em vários dispositivos embarcados; e para tecnologia de Internet das coisas (Internet of Things).
O Snap é um novo tipo de pacotes que nos permite instalar programas de maneira muito simples, sem ter de procurar as dependências. Conforme, site oficial do Ubuntu, os pacotes snap são uma nova maneira de obter a sua aplicação no Ubuntu. Lançado no Ubuntu 16.04 LTS, o snap é um novo formato de empacotamento da aplicação. É um tipo de pacote que inclui não só o programa, mas também inclui as dependências que você precisará usar 😉
O Snap é um projeto similar a outros já existentes no universo Linux, bem como: AppImage e Flatpak. Assim, em comum, esses projetos, incluindo o snap, garante que você não precisa instalar ou usar repositórios adicionais para satisfazer as dependências da aplicação.
Em resumo, para o Ubuntu, é um formato de empacotamento que surge como alternativa para os pacotes binários .deb do Debian 😉
AppImage – ferramenta que permite executar aplicações Linux independente da distribuição usada
Flatpak – O futuro das aplicações Linux, provavelmente o concorrente direto ao snap da Canonical
Snaps no Ubuntu 14.04 LTS
Para habilitar o suporte aos pacotes Snap no Ubuntu 14.04 LTS, execute:
Reinicie sua sessão de login ou reinicie a máquina. Pronto!! Agora, você pode instalar pacotes snap diretamente pelo repositório. Faça um teste:
A primeira vez que você instala um snap, o snapd também instala o snap “core”, que é a plataforma comum para todos os outros snaps. Após a instalação, você pode usar o comando “snap list” para listar os snaps instalados:
Name Version Rev Developer Notes core 16-2 1441 canonical - hello-world 6.3 27 canonical -
Para explorar ainda mais os snaps, você pode usar o comando “snap find” ou “snap find pacote” para procurar mais opções:
Por fim, como você pode ver, o comando “snap” é usado para gerenciar snaps da mesma maneira que você usa “apt” para gerenciar .debs. Você pode aprender mais sobre isso seguindo este Tutorial desenvolvido pela Canonical e publicado em seu novo portal de Tutoriais. Ou através do comando “snap –help” 😉
Canonical lança portal com tutoriais exclusivos para programadores que usam o Ubuntu
Além disso, outra opção para pesquisar os pacotes snap é acessar a “loja online” uappexplorer.com. Ou uma “loja local”, acessível por http://localhost:4201 caso você instale o pacote snap: