Era esperado que isso acontecesse, pois o “grande poder” do software livre é permitir que a comunidade una-se para manter ou reviver um projeto “abandonado” anteriormente. Vide o caso do GNOME 2, que foi descontinuado, e “revivido”, com êxito, como ambiente de desktop MATE 😉
Assim, recentemente, a equipe de desenvolvedores que deu continuidade ao Unity 8, descontinuado pela Canonical, anunciou que a Yunit está agora disponível como um repositório de sobreposição para ubuntu 16.04 LTS Xenial (somente 64 bits).
Tudo foi testado e deve funcionar em versão do Ubuntu 16.04, Ubuntu Gnome 16.04, lubuntu 16.04 e xubuntu 16.04.
Unity 8
No começo do ano (2017), a Canonical, através do próprio Mark Shuttleworth (fundador do Ubuntu e da Canonical), anunciou o encerramento do desenvolvimento do ambiente de desktop Unity 8 e retornando ao desktop GNOME na versão Ubuntu 18.04. Além disso, encerrou o projeto do Ubuntu Phone.
Diante disso, Marius Gripsgård (fundador da UBPorts, agora chamada Yunit) teve uma reação diferente. Postou uma mensagem em sua conta do Google+, anunciando que iria fazer tudo que estiver ao seu alcance para manter tanto o Ubuntu Touch com o Unity 8 “vivos” durante o tempo que ele puder manter.
Assim, o lançamento de pacotes Yunit para o Ubuntu 16.04 LTS é um marco importante, pois é uma prova real da continuidade do projeto Unity 8 da Canonical 🙂
Via | Blog Yunit
Cara, essa sessão tá muito discreta no site, pelo visto é uma ideia recente, já que não possui tantos posts, mas seria legal dar mais destaque, notícias curtas, porém relevantes, do jeito que a falta de tempo dos dias atuais exige. Parabéns pelo trabalho.
Realmente, tá recente. Vou começar dá mais destaques. Agradeço pelo comentário e sugestão!