Librem 5 é um telefone com foco na liberdade, segurança e privacidade dos usuários. Tem hardware Open Source e executa software livre; um sistema operacional GNU/Linux projetado para criar um desenvolvimento aberto e livre, ao invés de sistemas operacionais móveis já existentes. Gostou?!
Entretanto, para isso se tornar real foi iniciada, semana passada (24), uma campanha de crowdfunding para criar o primeiro smartphone totalmente livre.
Por padrão, o Librem 5 virá com um sistema baseado em Debian (PureOS), mas com a possibilidade do usuário instalar qualquer distribuição Linux de sua escolha (Fedora, Debian, SUSE, Ubuntu e outras).
Purism
A Purism é uma empresa estadunidense, fundada em 2014, conhecida por desenvolver um notebook chamado Librem 15 – um notebook livre.
Agora, essa mesma empresa anunciou uma campanha de crowdfunding para obter recursos para criar o primeiro smartphone totalmente livre – o Librem 5.
O objetivo da empresa é combinar as filosofias do movimento do Software Livre com o processo de fabricação de hardware. Tem o propósito social fornecer um hardware de melhor qualidade, garantindo os direitos de segurança, privacidade e liberdade para todos os usuários – via fonte.
A linha de produtos Librem baseada em GNU/Linux é projetada de forma colaborativa por uma comunidade global interessada em promover privacidade, segurança e liberdade como prioridade.
Veja mais sobre a Purism AQUI.
Librem 5 – smartphone totalmente livre
“We at Purism are building a phone that does not run Android nor iOS, but runs PureOS or any GNU/Linux distribution where all the source code is available.”
O Librem 5 é um projeto de smartphone que traz consigo uma revolução social… controlar e manter dados particulares seguros. “Ao usar um telefone Librem 5, você estará defendendo o futuro da privacidade no mundo dos smartphones, você estará apoiando um desenvolvimento aberto pela comunidade, onde todo o código-fonte poderá ser usado e compartilhado […]”.
E, vem como uma proposta que outros projetos já tentaram… criar um verdadeiro dispositivo convergente, capaz de funcionar como telefone, fazer chamadas de vídeo e áudio, mensagens criptografadas, e-mail, navegador web; e, também, poder se tornar um computador desktop completo com a inserção para um teclado, mouse e monitor compatíveis.
Na camada de software, o sistema operacional PureOS, baseado no Debian, virá de fábrica. O PureOS, como Ubuntu, Debian, executa um Kernel Linux e utiliza as ferramentas do sistema operacional GNU.
Serviços de comunicação básicos estarão presentes, bem como: e-mail, mensagens, voz, câmera, navegação e mais aplicativos de software livres e gratuitos serão disponibilizados. Além disso, terá embutido o mensageiro matrix de comunicação p2p.
Alguns dados técnicos do Librem 5:
- Executar quaisquer aplicativos de desktop, junto com aplicativos em HTML5
- Criptografia de ponta a ponta via Matrix
- Tela de 5 polegadas
- Processador NXP (Freescale) i.MX6 ou i.MX8 ARM
- Interface GNOME/GTK com tecnologias do servidor gráfico Wayland
- Compatível com redes 2G / 3G / 4G, GSM, UMTS e LTE
- Wi-Fi 802.11 e Bluetooth 4
- 3 GB de RAM LPDDR3
- Armazenamento eMMC de 32 GB e slot microSD
- Câmara dupla
- CPU separada da baseband de telefonia celular – isolamento que melhora a segurança do sistema, separando a parte da rede móvel do ambiente de trabalho do usuário
- E mais…
Crowdfunding, datas e preço
O objetivo na arrecadação é atingir 1,5 milhão de dólares em alguns meses. Bem menos que outros projetos similares iniciados no passado, como Ubuntu Edge – smartphone da Canonical (meta era de 32 milhões de dólares).
Conforme calendário divulgado, a empresa, após a conclusão do financiamento, prepará o projeto de hardware e fabricará as unidades para os desenvolvedores e patrocinadores do kit de desenvolvimento, para que possam trabalhar na camada de software, paralelamente. Uma vez que o básico dessas unidades de desenvolvimento estejam prontas, será atualizado o projeto de hardware e se iniciará a produção do smartphone.
Por fim, depois que o Librem 5 chegar aos clientes, a empresa continuará melhorando o software adicionando aplicativos. Mas, como este é um telefone de software livre, onde todos os códigos e pacotes estão disponíveis se espera ver desenvolvedores criando suas próprias aplicações, portando aplicativos existentes e melhorando a experiência geral da “app store” 🙂
Para nós, apenas no resta saber se o Librem 5 poderá ser bem-sucedido num nicho onde o Ubuntu Mobile, o Firefox OS, OpenMoko e outros não conseguiram.
Links
Campanha Librem 5
PureOS – sistema operacional baseado no Debian