Os dados do mês de agosto de 2017, da empresa de análise de mercado, Net Applications, indicam que o Linux, finalmente, superou a marca dos 3%. De acordo com a empresa, o percentual de mercado de desktop Linux saltou de 2,53% em julho para 3,37% em agosto; possivelmente pela primeira vez nos últimos anos.
Netmarketshare
O site Netmarketshare.com, criado pela empresa NetApplications, é conhecido por apresentar estatísticas de participação dos navegadores, sistemas operacionais e tecnologias mais abrangentes no mercado global. Tecnicamente, conhecido como market share – participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto e fração do mercado controlada por ela.
Fundada em 1999, a NetApplications é uma fonte de aplicativos webmasters e eMarketers, com sua sede em Aliso Viejo, Califórnia – EUA, distribui seus serviços por meio de mais de 7.000 parceiros e afiliados.
As estatísticas estão disponíveis em uma base mensal de forma gratuita. Eles também têm disponíveis estatísticas por hora que é considerado serviço pago.
Para coletar os dados, a Netmarketshare diz que seus relatórios são baseados em 40.000 sites em todo o mundo, com 160 milhões de visitantes únicos por mês em dispositivos desktop e móveis – via Can you explain the Net Market Share methodology for collecting data?
Dados confiáveis?!
A Net Applications admite que suas estatísticas são ainda distorcidas, que tais admissões e o fato de a empresa não ter suas próprias fontes ou processamento de dados, considerando métodos públicos, tem recebido muitas críticas, por questionamentos sobre sua imparcialidade e confiabilidade de suas informações.
Por exemplo, o StatCounter (outro site que verifica a participação dos produtos no mercado global) está informando um percentual de 1,79% no mesmo período – contrapondo aos 3,37% da Netmarketshare.
Mas, independentemente de tudo isso, ter em mente que a participação do Linux, em diversas plataformas, vem crescendo a cada ano é indiscutível. Por exemplo, ano passado, a Canonical divulgou um infográfico estimando que milhões de pessoas, no mundo, usam “seu sistema”, em múltiplas plataformas.
Assim, basta saber… 2017 pode ser considerado o ano do Linux?
Estatísticas
– Desktop Operating System Market Share (Ago/2017)
– Desktop Top Operating System Share Trend (Set/2015 – Ago/2017)
Via | Slashdot